Comissão especial da Câmara aprova liberação do cultivo da maconha para fins medicinais no Brasil. Dois deputados de Pernambuco votam contra

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 08/06/2021 às 13:40
X

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisou o Projeto de Lei 399/15 aprovou há pouco o texto-base de proposta favorável à legalização do cultivo no Brasil, exclusivamente para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais, da Cannabis sativa, planta também usada para produzir maconha.

Foram 17 votos favoráveis e 17 contrários, e o desempate coube ao relator, deputado Luciano Ducci (PSB-PR), conforme determina o Regimento Interno.

A proposta tramita em caráter conclusivo e, com a aprovação, poderia ser enviada diretamente ao Senado para votação, mas os deputados governistas informaram que vão apresentar recurso para levar a análise para o plenário da Câmara.

O presidente Jair Bolsonaro já disse que pretende vetar a proposta em caso de aprovação no Congresso. Em casos de vetos presidenciais, a Câmara e o Senado votam se mantém ou derrubam o veto.

A comissão ainda vai votar destaques que podem alterar o projeto substitutivo de Luciano Ducci ao projeto original do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE) e um apensado.

Três deputados de Pernambuco fazem parte da comissão. Fernando Coelho Filho (DEM) e Pastor Eurico (Patriota), titulares da comissão, votaram contra a proposta. Daniel Coelho (Cidadania) é suplente, não teve direito a voto, mas comemorou a aprovação. "Fico feliz por mais um avanço nessa matéria tão importante para a saúde das pessoas", afirmou Daniel Coelho.

Em sua fala na comissão, o deputado fez um apelo aos parlamentares que usam o tema para o que chamou de "palanque eleitoral". "Usem outros temas, existem outros debates. Existem outros momentos onde vocês podem reforçar a polarização", disse Daniel Coelho, ao defender a importância da matéria para a saúde de crianças, adultos e idosos.

O projeto de lei 0399/2015 objetiva democratizar o acesso aos medicamentos à base de cannabis medicinal. O relatório aprovado na comissão especial facilita a produção no Brasil de canabinóides de uso terapêutico.

Tags

Autor