ONU antecipa lote e vai enviar 4 milhões de doses da AstraZeneca ao Brasil ainda em junho, diz coordenador do Fórum dos Governadores

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 07/06/2021 às 14:55
X

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse, nesta segunda-feira (07), que recebeu confirmação da representante da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Marlova Noleto, de que a entidade enviará 4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 ao país durante o mês de junho.

O envio será referente ao Consórcio Covax Facility, de acordo com Wellington, que é coordenador sobre vacinas do Fórum Nacional dos Governadores e presidente do Consórcio Nordeste.

A antecipação se concretiza quase dois meses após o Fórum dos Governadores do Brasil ter tido agenda com a ONU e a OMS (Organização Mundial de Saúde), em 16 de abril.

Na ocasião, os gestores estaduais clamaram por ajuda humanitária ao Brasil, por mais vacinas, e, especificamente, pela antecipação nas entregas das vacinas do consorcio Covax.

“Mais esta entrega da OMS, com mais 4,048 milhões de doses em junho, já a partir do próximo dia 14 de junho, ajuda na meta do Fórum dos Governadores do Brasil de mais 100 milhões de doses novas e de variadas vacinas até setembro de 2021. Por que setembro? Para que o Brasil alcance mais de 60% da população com mais de 16 anos vacinada e saia do grupo dos países de alto risco da covid-19, para o grupo de países com imunização em massa elevada. Queremos o Brasil salvando vidas com mais vacina e no grupo com classificação verde, o Brasil como país de baixo risco. O que é parte do Pacto Pela Vida e caminho seguro para retornada da economia e social”, disse Wellington.

Pelo cronograma, serão enviadas 4,048 milhões de doses da Astrazeneca – Covax Facility ao todo. O envio inicial seria em 14 de junho com 1.036.800 doses. Depois, 1.036.800 doses chegariam em 16 de junho, e mais 1.036.800  no dia 21. Por fim, em 23 de junho, 938.400 vacinas.

Tags

Autor