Após renúncia, TRE-PE tem novo presidente

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 07/06/2021 às 14:22
X

O desembargador Carlos Frederico Gonçalves de Moraes é o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Em sessão virtual realizada na sexta-feira (04), o desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves renunciou à Presidência para que o Carlos Moraes assumisse.

A mudança foi aprovada por unanimidade pela Corte Eleitoral.

Constitucionalmente, o presidente e o vice-presidente, que também acumula a Corregedoria Eleitoral, dos Tribunal são provenientes dos Tribunais de Justiça dos Estados.

Os desembargadores Frederico Neves e Carlos Moraes foram indicados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para a Corte Eleitoral de Pernambuco em maio de 2019.

Já no TRE, em setembro do mesmo ano, ambos foram eleitos para presidente e vice-presidente, respectivamente.

Com a renúncia do presidente, haverá uma troca de cadeiras. O desembargador Frederico Neves, cujo biênio no TRE termina em 4 de setembro, será vice-presidente e corregedor.

Já o biênio do desembargador Carlos Moraes começou em 2 de dezembro de 2019. Assim, ele ficará à frente do Tribunal durante aproximadamente seis meses.

Segundo Frederico Neves, a renúncia foi uma forma de "homenagear o colega Carlos Moraes". “É um ato de reconhecimento à seriedade e à competência de um homem comprometido com a ética e com a moralidade”, afirmou Neves.

Emocionado, o desembargador Carlos Moraes agradeceu: “Este é um dos momentos mais agradáveis e importantes da minha carreira”.

Tags

Autor