'Redes Cordiais' faz workshop contra fake news e discursos de ódio para influenciadores digitais de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 23/05/2021 às 13:28
X

O workshop do Redes Cordiais desembarca nos dias 24 e 26 de maio, segunda-feira e quarta-feira, respectivamente, em Pernambuco, em sua décima edição nacional, sendo a segunda no Nordeste. Será o terceiro encontro online, em razão da pandemia de Covid-19.

Segundo a organização, o objetivo é que os influenciadores convidados, pessoas de tribos e interesses muito diversos, sejam parceiros no combate à desinformação e aos discursos de ódio para o fortalecimento do diálogo democrático.

“Buscamos estimulá-los e treiná-los como influenciadores responsáveis”, explica Clara Becker, co-fundadora do Redes Cordiais. “Isso permite aos participantes não apenas enfrentar a desinformação e o discurso de ódio nas redes, mas exercer seu papel para a construção de um debate público saudável, democrático e não-violento no Brasil”.

Serão dois dias de uma programação que combina educação midiática, Comunicação Não-Violenta, combate à desinformação e qualificação do diálogo. Nesta edição, participam Ademara Barros, Alcione Alves, Dália Celeste, a vereadora do Recife Dani Portela (PSOL), Fabiana Moraes, Giovanna Freitas, Jackson Augusto, Jéssica Miranda, Joana Suarez, Lafaete Pankaru, Leo da Jegga, Maeve Jinkins, Mari Bigio, o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), Pally Siqueira e Rafael Oliveira.

O Redes Cordiais estima que, até o momento, já treinou 169 influenciadores que, juntos, alcançam mais de 100 milhões de seguidores. Entre os nomes estão os de Bruna Linzmeyer, Antonio Tabet, Cris Vianna, Paolla Oliveira, Renê Silva, Filipe Castanhari, Fernanda Lima, Ana Paula Padrão, políticos da direita e da esquerda e criadores de conteúdo de diferentes áreas e muito diversos entre si.

O workshop, que já passou também por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, tem apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer e do National Endowment for Democracy, além de parceria com Instituto Tecnologia e Sociedade, InternetLab, Pensata e Casé Fala.

O evento pode ser acompanhado em tempo real nas redes do projeto.

Conheça os influenciadores

Ademara

Jornalista com formação pela UFPE e atriz, a pernambucana Ademara Barros faz um trabalho na internet que mescla as duas ocupações em formato de esquetes de humor. Com um viés ácido, muitos dos conteúdos da criadora ironizam e criticam comportamentos machistas, xenofóbicos e racistas.

Alcione Alves

Famosa pelo bordão "E Teile e Zaga", Alcione Alves se transformou em um fenômeno nas redes sociais com suas narrações de vídeos, principalmente de coreografias. Em 2019, fez parte do programa "É pipoco”, da TV Globo Nordeste, com o quadro "Zaga”, onde entrevistava artistas da música. Atualmente, faz um quadro de entrevistas com personalidades locais em suas redes, o "La e Lô”.

Dália Celeste

Afrotransfeminista, estudante de psicologia e criminologia, pesquisadora de gênero, raça e sexualidade, política e segurança pública. Atualmente membra na comissão de igualdade racial, segurança pública e de gênero e sexualidade da OAB/PE, e da IBDFAM/PE.

Dani Portela

Mulher negra, mãe de Alice, historiadora, advogada popular e vereadora mais votada pela cidade do Recife na eleição de 2020. Foi candidata a governadora em 2018 pelo PSOL, sendo a mulher com a maior votação nominal para o cargo da história.

Fabiana Moraes

É jornalista, professora e pesquisadora do Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (NDC/UFPE), vencedora dos prêmios Esso, Petrobras e Embratel. Autora dos livros O nascimento de Joicy, Nabuco em pretos e brancos e No país do racismo institucional. Atualmente é colunista no Intercept Brasil, conselheira da Agência Pública e da iniciativa Énois Conteúdo.

Giovanna Freitas

Natural de Recife, Pernambuco, com 22 anos, Gio vem conquistando cada vez mais fãs com seu carisma e espontaneidade. Cursa direito e adora dividir com os milhares de seguidores que acumula no Instagram suas rotinas de beleza, exercícios, moda, além de dicas de viagem e lifestyle.

Jackson Augusto (Afrocrente)

Ativista social, articulador Nacional do Perifa Connection, Integrante da coordenação nacional do Movimento Negro Evangélico, Membro do Miqueias Jovem América Latina. Como influenciador digital, mantém um canal no YouTube onde fala sobre o cotidiano, teologia e ativismo.

Jéssica Miranda

Sociológica Política e Filósofa, com a missão de ensinar a filosofia na ação e questionar o senso comum.

Joana Suarez

Vencedora do prêmio 2018 Global Health Reporting Contest, promovido pelo International Center For Journalists (ICFJ), foi finalista do VI Premio Roche de Periodismo em Salud e do Prêmio Vladimir Herzog, em duas categorias em 2020. Repórter formada há 11 anos, já teve passagem pelo jornal O Tempo (MG) e desde 2018 trabalha de maneira independente. É idealizadora da Redação Virtual, grupo formado por 230 jornalistas de todas as regiões do país. Com profissionais desta Redação, Joana criou o Lição de Casa, projeto de investigação jornalística voltado para Educação. E no fim de 2020, lançou com colegas a CAJUEIRA, curadoria de conteúdos produzidos pelo jornalismo independente dos estados do Nordeste.

Lafaete Pankararu

Presidente da União da Juventude Pankararu, coordenador geral da Comissão de Articulação da Juventude Indígena e coordenador geral da Articulação dos Povos Indígenas no Contexto Rural Urbano e Imigrantes de Pernambuco.

Leo da Jegga (Leandro Felipe)

Comediante, compositor e influenciador digital. Foi candidato às eleições na cidade de Carpina, em Pernambuco, em 2020 pelo partido Republicanos.

Maeve Jinkings

Formada em Comunicação Social na UNAMA (PA) e em Artes Dramáticas pela EAD/USP (SP), com passagem pela escola do Centro de Pesquisa Teatral do diretor Antunes Filho. Atuou em filmes como O Som ao Redor e Aquarius de Kleber Mendonça Filho, Amor Plástico e Barulho de Renata Pinheiro, Boi Neon de Gabriel Mascaro, Açúcar de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira. Na TV esteve em A Regra do Jogo; Onde Nascem os Fortes; Todas as Mulheres do Mundo com roteiro de Jorge Furtado.

Mari Bigio

É pernambucana do Recife e uma verdadeira entusiasta da palavra. Poeta cordelista, com mais de 13 anos de carreira, é também contadora de histórias, cantora, compositora e radialista. Ministra oficinas de Literatura para crianças, jovens e adultos, integra o projeto Cordel Animado, junto à sua irmã, Milla Bigio, e apresenta o programa de Rádio infantil Rádio Matraquinha. Tem dezenas de cordéis publicados, além de 11 livros infantis.

Mendonça Filho

Bacharel em administração, foi Consultor da Fundação Lemann e da UNESCO, entre 2019 e 2020, e tem uma longa carreira política. Exerceu dois mandatos de deputado federal, de 2011 a 2018, e licenciou-se do cargo para ser ministro da Educação, de 2016 a 2018. Foi vice-governador de Pernambuco entre os anos de 1999 e 2006. Em 2006, assumiu o Governo do Estado. Antes disso, foi deputado estadual de 1987 a 1995.

Pally Siqueira

Atriz e artista visual, natural de Arcoverde, Pernambuco. Iniciou a carreira em 2014 no filme Big Jato, do diretor Cláudio Assis. Em 2015 integrou o elenco da novela Totalmente Demais (Globo). Também na emissora, foi uma das protagonistas de "Malhação", na temporada Vidas Brasileiras. Foi protagonista do curta "Procura-se uma Rosa", produzido para Netflix com direção de José Henrique Fonseca.

Rafael Oliveira

Estudante de economia e criador do Recife Ordinário, com seu irmão e sócio Gabriel Oliveira. Ele produz conteúdo na internet, desde a época em que os irmãos conduziam o canal PutzVei, no YouTube. Hoje ele e o irmão, juntos, coordenam uma equipe de 15 pessoas, criando conteúdo voltado para o público pernambucano diariamente.

Tags

Autor