Lula sai em defesa de Gil do Vigor e diz que falas de conselheiro do Sport 'não condiz com a tradição do clube'

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 15/05/2021 às 10:14
X

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa do ex-participante do Big Brother Brasil Gil do Vigor, vítima de comentários homofóbicos em falas do advogado e conselheiro do Sport Club do Recife, Flávio Koury.

"A atitude individual de um dirigente guiado pelo ódio não condiz com a tradição do @sportrecife e a relação que o time construiu com o povo de Pernambuco. Minha solidariedade ao companheiro @gilnogueiraofc e que seu trabalho em favor da Educação possa alcançar esse conselheiro", afirmou Lula.

> Após comentário, Gil do Vigor desabafa: 'machuca muito'

> Caso Gil do Vigor: se a ilha é da homofobia, se retire. Por Eduardo Sena

> OAB-PE vai apurar conduta do advogado Flávio Koury em falas homofóbicas sobre Gil do Vigor: ‘violência contra a comunidade LGBTI+’

O PT também foi citado no áudio de Flávio Koury.

Há alguns dias, Gilberto foi convidado pelo Sport para conhecer a Ilha do Retiro, estádio do clube. Gil tirou fotos, ganhou camisa personalizada, gravou entrevistas para a TV e posou ao lado de dirigentes rubro-negros.

Em áudio revelado nesta sexta pelo Blog de Jamildo, o advogado e conselheiro do clube, Flávio Koury, falou com deboche sobre o episódio.

 

"Se ele tivesse feito essa dancinha na casa dele ou em um bordel, eu não tava nem aí. Mas foi dentro da Ilha do Retiro. Isso é uma desmoralização, ausência de vergonha na cara. É isso que a gente tá vivendo. Não tem mais respeito, filho não respeita pai, pai não respeita filho. É a depravação", disse o conselheiro. Sobrou até para o PT: "É o retrato do legado que o PT deixou pra gente", declarou Flávio, revoltado.

"1,2 milhões de visualizações. Arretado! 1,2 milhões de pessoas achando que o Sport só tem viado, só tem bicha. Vai vender é camisa. A viadagem todinha vai comprar… Vai ser lindo! ", disse o conselheiro.

> Após comentário homofóbico de conselheiro do Sport, Gil do Vigor desabafa: 'machuca muito'

> Gil do Vigor: Primo de Koury vai pedir expulsão de deputado do conselho do Sport por ter exposto o clube

No Twitter, Gil do Vigor se pronunciou sobre o assunto e se mostrou triste com o episódio: "Tirando o dia off para não perder minha alegria por tudo que venho vivendo... É muita dor!".

Nas redes sociais, o Sport Club do Recife se pronunciou há pouco reiterando "o carinho, admiração e gratidão de toda a torcida rubro-negra por Gil".

 

Confira a reportagem de Antônio Gabriel, da Rádio Jornal, sobre a polêmica:

Políticos repercutem

Deputada federal Marília Arraes (PT)

"O @sportrecife é muito maior que atitudes preconceituosas de QQ dirigente! O Sport é da nação rubro-negra, que tem alma democrática e coração acolhedor! Toda minha solidariedade ao querido @gilnogueiraofc"

Deputada Carlos Veras (PT)

"Como torcedor do Sport, pernambucano e defensor dos direitos humanos, venho a público repudiar a fala preconceituosa de um conselheiro do clube e me solidarizar com @gilnogueiraofc . O povo brasileiro é diverso, plural, solidário e vigoroso. Força, Gil! Conte conosco!"

Deputada estadual Simone Santana (PSB)

"Homofobia é desamor, desrespeito, ignorância. Todo tipo de violência e preconceito deve ser denunciado e, suas causas, debatidas. Assim mudamos culturas retrógradas e acolhemos a diversidade. Não vamos silenciar."

Deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB)

"Para os tempos sombrios perpetrados pelo genocida de plantão no palácio do planalto e sua corriola . Conforta-me o lúcido posicionamento do comandante maior do nosso glorioso sport."

Deputado estadual João Paulo (PCdoB)

"Minha solidariedade a @gilnogueiraofc que foi alvo de graves comentários homofóbicos de um conselheiro do Sport, time o qual ele e eu tanto amamos. Isso é inaceitável! Homofobia é crime. Estamos com você, Gil. Vamos Vigorar juntos e permanecer firmes na luta contra o preconceito."

Deputada estadual Teresa Leitão (PT)

"Como torcedora do Sport estou indignada com a expressão de homofobia demonstrada pelo conselheiro Koury,cheia de preconceitos contra Gil do Vigor.Espero providências!E se o respeito aos LGBTQI+,é herança do PT,fico orgulhosa por isso! #ForaKoury #GILMERECERESPEITO"

Deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM)

"Como torcedor do Sport Club do Recife, parlamentar eleito pelo povo pernambucano e, principalmente, como cidadão, repudio todo e qualquer preconceito. Me solidarizo com @gilnogueiraofc e espero que situações como essa não se repitam. Lembrando que homofobia é crime!"

Tags

Autor