Ao vivo: gerente-geral da Pfizer depõe na CPI da Covid-19 no Senado

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 13/05/2021 às 9:53
X

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado ouve agora nesta quinta-feira o gerente-geral da farmacêutica Pfizer na América Latina, Carlos Murillo. O depoimento do gerente deve ajudar os senadores a construir uma “linha do tempo” sobre as negociações e contatos entre a companhia e o governo federal.

O principal objetivo será esclarecer relatos de que o Ministério da Saúde rejeitou, mais de uma vez, oferta de 70 milhões de doses para aquisição de vacinas. O executivo esteve à frente do braço brasileiro da farmacêutica durante parte da pandemia.

Nesta quarta-feira, CPI ouviu o ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República Fabio Wajngarten, que afirmou que uma carta da Pfizer, enviada ao governo federal para consultar a intenção da compra de doses da vacina da farmacêutica, ficou dois meses sem respostas. O documento, segundo afirmou, foi enviado após outras tentativas de contato serem ignoradas pela cúpula do governo Bolsonaro.

A oitiva atende ao pedido do presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), e deve ser abastecida com informações expostas por Wajngarten. A compra dos imunizantes da Pfizer pelo Ministério da Saúde só foi feita em março deste ano. No entanto, a farmacêutica disse, em comunicado, que três propostas de contrato foram enviadas ao governo federal, sendo a primeira delas em 15 de agosto de 2020.

Tags

Autor