Augusto Aras rebate fala de Humberto Costa, que pediu afastamento do PGR

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 12/05/2021 às 16:40
X

Do site oficial do MPF - Acerca de entrevista veiculada pelo portal Metrópoles, intitulada “Humberto Costa fala sobre Senado afastar Augusto Aras da PGR”, a Procuradoria-Geral da República esclarece:

Desde o início da pandemia de covid-19, a PGR tem analisado todas as representações e processos que chegam ao órgão, emitindo pareceres fundamentados na Constituição e nas leis do país que são encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF) para apreciação da Justiça.

Em março de 2020, o procurador-geral da República, Augusto Aras, criou o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac), que atuou preventivamente, em contato com as autoridades responsáveis, para evitar que faltassem medicamentos, leitos e oxigênio medicinal e, mais recentemente, faz o acompanhamento da vacinação no país.

A PGR também vem cumprindo seu papel de investigar agentes públicos de todos os níveis de governo, tendo instaurado inquérito sobre ex-ministro de Estado e denunciado dois governadores.

Todos os documentos solicitados à PGR pela CPI da Covid, instalada no Senado Federal, foram enviados aos parlamentares dentro do prazo estipulado.

As declarações do médico e senador Humberto Costa (PT/PE), integrante do colegiado, apenas reafirmam o teor do que está disposto na Constituição, e é papel do procurador-geral velar por seu cumprimento.

Nesse sentido, o PGR reitera que continuará exercendo suas funções com respeito à Constituição e às leis, como tem feito desde o início da pandemia, analisando todas as informações que lhe forem submetidas, com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da crise sanitária em nosso país.

Tags

Autor