Servidores públicos federais em Pernambuco criticam Paulo Guedes e Bolsonaro por reforma administrativa

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 07/05/2021 às 16:30
X

Passando a boiada no meio da catástrofe humanitária

Por Gérson Manoel, em artigo enviado ao blog

Todas as atenções estão na “CPI da Pandemia” e não é para menos. O morticínio vai a meio milhão de pessoas. Morrem mais de duas mil por dia, sistema de saúde em colapso, vacinação capenga e um Presidente denunciado por genocídio. Nesse cenário, a Câmara dos Deputados caminha para desfigurar novamente a Constituição em favor do mercado.

No mundo, países estão focados na promoção de condições para o distanciamento social, pesquisas e vacinação. E dedicados à superação da crise econômica - investindo nos serviços públicos e no amparo às pessoas e empresas.

Na contramão, o governo brasileiro segue a lógica retrô de Paulo Guedes. Aproveita a catástrofe para aplicar o lema do ministro do meio ambiente e “passar a boiada”. No caso, passar a agenda ideológica de “reformas” regressivas.

A “boiada” da vez é a reforma administrativa (PEC32). Ela pretende reduzir o estado, retirando o servidor estável e o concurso público e abrindo o túnel do tempo para a volta do apadrinhamento e coronelismo como via de acesso aos cargos públicos.

A PEC32 torna minúsculo o dever do estado em prestar serviços à população. Tudo vira privatizável para servir ao lucro de poucos. Saúde, educação, creche, segurança... Tudo passa a ser apenas mercadoria para quem pode comprar.

Querem aprovar a PEC32 a toque de caixa. Sem grandes discussões e esclarecimentos, sem mobilizações presenciais e sem possibilidade de pressão dentro do Congresso. A sociedade está praticamente indefesa.

A reforma administrativa é uma inversão radical do papel do estado - sob a promessa, que falhou sempre, de recuperar a economia. Além de prejudicar as atuais e as futuras gerações, a proposta parte de informações equivocadas sobre o serviço público e de dados sob sigilo.

A postura mais democrática e ética que esperamos de todos os deputados de Pernambuco, em especial os governistas, é a defesa da suspensão da PEC32. O foco é salvar vidas!

Gérson Manoel é presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Pernambuco (Sintrajuf-PE) e servidor público do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Tags

Autor