Vereadora realiza debate sobre desafios na inclusão de autistas em Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 01/05/2021 às 10:30
X

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos), realizou uma reunião pública para debater os avanços e desafios na inclusão de autistas em Recife.

“Enquanto gestora, eu precisava atender esses estudantes, mesmo diante das dificuldades, eu não podia apenas dizer que não tinha como acolher e não fazer nada, então nós começamos a fazer esse debate na escola, e a gente começou a avançar nessa inclusão. Quando eu cheguei no mandato, decidi buscar pessoas com quem eu pudesse aprender, que pudessem somar na luta por essa causa.”, disse a parlamentar.

Segundo o mandato, o aumento no número de diagnósticos, o preconceito que surge como consequência da falta de conhecimento da maioria da população sobre o autismo, a importância, na prática, da análise do comportamento e da formação de professores, a dificuldade na obtenção de laudos, a falta de profissionais para realizar o acompanhamento individual, e a demora para a realização de consultas com médicos neurologistas foram alguns dos temas abordados pelos participantes.

Durante a reunião, mães de crianças autistas falaram sobre as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, e apresentaram propostas para que possam facilitar o processo de inclusão.

Os esforços dos profissionais da educação, e as iniciativas da gerência de educação especial também foram pontuados.

O promotor Fabiano Saraiva disse que o Ministério Público está atento, que está sendo elaborada uma recomendação modelo para todos os promotores que estão atuando junto às secretarias de educação, e que deve ser criado um projeto pedagógico para os alunos com necessidades especiais, considerando as necessidades específicas de cada estudante.

Também participaram da reunião Angela Lira, presidente da Associação Afeto, Andreza de Castro, presidente da Associação Mães e Anjos Azuis, a professora Silvania de Paiva, a gerente de educação especial da prefeitura do Recife, Adilza Gomes, o doutor em análise comportamental, Artur Nogueira, Aldenize Gomes e Juliana Valéria, mães das meninas Manuela Vitória e Maria Clara, respectivamente, ambas autistas.

Tags

Autor