Seminário internacional comemora Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 30/04/2021 às 17:00
X

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado no dia 3 de maio, contará com um seminário internacional de dois dias organizado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em parceria com diversas entidades envolvidas na defesa da causa.

O evento virtual terá painéis nos dias 3 e 4 de maio, das 16h às 17h30.

Neste ano, a data coincide com o 30º aniversário da Declaração de Windhoek para o Desenvolvimento de uma Imprensa Livre, Independente e Pluralística, documento que afirma o compromisso da comunidade internacional com a liberdade de imprensa.

As discussões durante os encontros virtuais serão pautadas sobre medidas para garantir a viabilidade dos veículos de comunicação, incluindo a segurança dos jornalistas e sustentabilidade econômica; mecanismos para garantir a transparência das empresas de internet; e incentivos à chamada educação midiática e informacional, que permitam às pessoas reconhecer e valorizar, bem como defender e exigir, o jornalismo como uma parte vital da informação como um bem público.

A premiada jornalista norte-americana Amanda Ripley, cuja publicações figuram entre as mais vendidas da lista do New York Times, falará sobre técnicas para a cobertura de temas polarizados, questão que aborda em seu recém-lançado livro: “High Conflict” (“Conflito Elevado” em tradução livre) e em seu artigo “Complicando as Narrativas”, publicado em 2018 na Solutions Journalism.

Os dois webinars vão contar com tradução simultânea e transmissão pelo YouTube da Embaixada dos Estados Unidos, assim como nos canais da UNESCO no Brasil e entidades parceiras.

A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação de jornalistas de educação (Jeduca), Instituto Palavra Aberta e da Folha de S. Paulo.

Tags

Autor