Por unanimidade, Senado autoriza produção de vacina contra coronavírus na indústria veterinária

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 27/04/2021 às 17:50
X

O Senado votou nesta terça-feira (27) um projeto que autoriza, temporariamente, fábricas de imunizantes de uso veterinário a produzirem vacinas contra a covid-19. Foi por unanimidade e agora vai ser analisado pela Câmara dos Deputados.

O objetivo é facilitar e estimular a utilização dessas plantas industriais para ampliar a oferta de doses de vacina e acelerar o processo de imunização da população brasileira.

O senador Wellington Fagundes, do PL do MT, disse que o Brasil tem tecnologia para produzir os insumos para a produção dos imunizantes, reduzindo a dependência do insumos portados da China.

Também estão na pauta projetos que tratam da obrigatoriedade da vacinação todos os dias da semana e da criação de um conselho consultivo de saúde para avaliar medidas de enfrentamento à pandemia. A sessão plenária remota terá início às16h.

Apresentado pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), o PL 1.343/2021 autoriza o uso dos parques fabris de imunizantes animais desde que estes cumpram todas as normas sanitárias e exigências de biossegurança próprias dos estabelecimentos destinados à produção de vacinas para humanos.

Na justificativa da proposta, o senador informa que o assunto tem sido discutido desde março pela Comissão Temporária da Covid-19, na qual atua como relator.

Ele relata que a indústria de saúde animal brasileira dispõe de três plantas com o nível de biossegurança exigido para a produção de vacinas para humanos.

“Em documento datado de 22 de março, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) afirma que aquela indústria dispõe de três plantas de nível NB3+ de biossegurança, com capacidade já instalada para produzir vacinas humanas e, assim, atender a toda a demanda por vacina do país, com produção completamente interna. Afirma, ainda, que a indústria de saúde animal detém a tecnologia necessária para o cultivo, inativação e preparo de vacinas de vírus inativados, como é o caso de algumas das vacinas contra o novo coronavírus”, argumenta na justificativa.

Caso o projeto seja aprovado e sancionado, ficará estabelecido que todas as fases relacionadas à produção e ao armazenamento das vacinas deverão ocorrer em dependências fisicamente separadas das que, numa mesma estrutura industrial, sejam usadas para a fabricação de produtos de uso veterinário.

O controle e a vigilância das normas caberão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nos termos da Lei 9.782, 1999. O relator da proposta é o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Vacina todos dia

Já o PL 1.136/2021, do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), determina que os pontos de vacinação contra a covid-19 deverão atender todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A intenção, segundo o senador, é reduzir as aglomerações e o tempo de espera nos pontos de vacinação.

De acordo com o texto, que inclui a obrigatoriedade na Lei do Programa Nacional de Imunizações (Lei 6.259, de 1975) e no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (Lei 14.124, de 2021), a vacinação deverá ser diária até que o município alcance as metas previstas no plano de ação. A matéria é relatada pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

Com agência Senado

Tags

Autor