Câmara do Recife sugere ações de enfrentamento ao coronavírus

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 20/04/2021 às 13:00
X

A Comissão de Acompanhamento do Coronavírus da Câmara do Recife entregou nesta terça-feira (20) ao gerente-geral de Articulação da Secretaria Municipal de Saúde, Hugo Lapenda, um documento com demandas de segmentos da saúde e sugestões de enfrentamento ao vírus na cidade.

O ofício é fruto do primeiro mês de trabalho da Comissão, que se debruçou sobre a questão sanitária e ouviu mais de dez instituições e especialistas sobre ao assunto, além das escutas feitas por cada mandato.

O grupo é composto pelos vereadores Eriberto Rafael, Marco Aurélio Filho, Ana Lúcia, Hélio Guabiraba, Ivan Moraes, Luiz Eustáquio e Tadeu Calheiros.

No ofício, são mencionadas sugestões como a necessidade da testar em massa e de otimizar o tempo de resultados dos testes, de fazer a vigilância das novas cepas do vírus, de fortalecer a Atenção Primária, de valorizar os profissionais que estão na linha de frente (como a autorização de férias), de conferir mais transparência aos dados da Prefeitura e de melhorar a comunicação com a sociedade.

"Temos acompanhado o esforço enorme da Prefeitura para lidar com a situação, inclusive o Recife é referência em vários aspectos, como no sistema de marcação da vacinação pela internet. Nosso objetivo com o documento é mediar o diálogo da Prefeitura com os especialistas e entidades, cumprir o papel de fiscalização do Poder Legislativo e, principalmente, apontar caminhos, com base na ciência, para nos ajudar a atravessar esse momento", disse Eriberto Rafael, que é presidente da Comissão.

Após ouvir especialistas e entidades da saúde, a segunda linha de ação da Comissão é em relação ao aspecto econômico da crise. Estão sendo realizadas reuniões virtuais para ouvir representantes do setor econômico. O grupo se reúne toda quinta-feira, às 10h. As reuniões são transmitidas ao vivo pelo canal oficial no YouTube da Câmara do Recife e ficam salvas na mesma plataforma.

 

Tags

Autor