Vacinação de pessoas com deficiência em Pernambuco pode começar na primeira quinzena de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 15/04/2021 às 14:20
X

A vacinação das Pessoas com Deficiência em Pernambuco pode começar na primeira quinzena de maio.

A informação foi dada esta quinta-feira em reunião sobre a vacinação dessas pessoas entre representantes do comitê de crise e enfrentamento à Covid 19 para as pessoas com deficiência e a equipe da secretaria de Saúde encarregada da vacinação e do atendimento às pessoas com deficiência.

Tinha ficado estabelecido pelo Ministério da Saúde que as pessoas com deficiência só seriam atendidas na terceira fase, depois das pessoas com comorbidades, o que vinha preocupando o comitê e todas as entidades que congregam essas pessoas.

Na quarta-feira à noite, porém, segundo a SES, o Ministério da Saúde em reunião online com todos os estados, passou a considerar congregar no mesmo grupo as pessoas com deficiência e aquelas que têm comorbidades, o que antecipa consideravelmente a vacinação dos deficientes.

Também ficou estabelecido na reunião desta quinta na sede da SES no Recife que a Secretaria de Saúde vai elaborar junto com o comitê as normas a serem seguidas pelos municípios na vacinação das pessoas com deficiência, incluindo inicialmente o atendimento dos grupos mais vulneráveis como síndrome de down, autismo e doenças raras e em seguida os demais.

Foi discutido ainda a possibilidade de as entidades fornecerem às pessoas com deficiência documento comprobatório que permita sua identificação na hora do atendimento, embora também os médicos possam desempenhar essa função.

A reunião entre a secretaria e o comitê foi marcada pela ex-deputada estadual Terezinha Nunes, uma das coordenadoras do comitê.

Além dela representaram o colegiado a médica Tereza Antunes, presidente da Aspad, Fábio Marques, do Instituto Rarus e a Advogada Viviane Guimarães da OAB e da Donem.

Pela Secretaria de Saúde Patrícia Ismael, secretaria em executiva , Catarina Melo superintendente de imunização, Arabela Veloso e Laura Patriota responsáveis pelo segmento das pessoas com deficiência na secretaria.

Terezinha Nunes afirmou após o encontro que é grande a apreensão das pessoas com deficiência e suas famílias ao ponto de estar marcada uma carreata para o dia 20 no Recife reivindicando a antecipação da vacinação.

“As informações que recebemos foram muito boas não só pela antecipação prevista como pelo fato de incluir as entidades no planejamento do processo a ser seguido em todos os municípios."

Tags

Autor