STF dá aval a Barroso e confirma por maioria instalação de CPI da Pandemia

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 14/04/2021 às 15:20
X

O placar final foi de 10 a um, pela ratificação da medida liminar que mandou instalar a polêmica CPI.

Na abertura dos trabalhos, o ministro Barroso, que havia dado a liminar na semana passada e havia sido criticado injustamente pelo presidente Bolsonaro, uma vez que apenas atendeu a uma provocação e não se intrometeu no processo legislativo do Senado, alertou para a defesa das prerrogativas do judiciário, em todo mundo, sob risco de quebra do estado de direito.

"Nada houve de criativo ou inovador na liminar que proferi, à luz da doutrina", declarou, ao votar pela ratificação da liminar.

Sem citar o nome de Bolsonaro, o ministro citou que no governo de Collor foram abertas 21 CPIs, no governo FHC outras 19, mesmo número aberto no governo Lula. Com Dilma, duas, com Petrobras e BNDES. "Não se está assim abrindo exceção alguma, mas apenas respeitando o direito das minorias políticas, como manda a Constituição".

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reúne-se, nesta quarta-feira (14), em sessão por videoconferência, justamente para o julgamento do referendo da liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso na quinta-feira (8) para determinar ao Senado Federal a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

O ministro Marco Aurélio Mello observou que, mesmo concordando com a liminar, não caberia ao plenário justificar a decisão anterior, uma vez que, assim o fazendo, estava colocando em risco a própria funcionalidade do Judiciário. "Processo para mim não tem capa". Nas discussões preliminares, o MP também afirmou que não havia nada errado com a liminar, sem citar as criticas do presidente na semana passada.

Servidores do Judiciário vão protestar nesta quarta-feira no TJPE e querem auxílio para suprir custos com trabalho remoto na pandemia


Comissão da OAB diz que Bolsonaro cometeu crime contra a humanidade na pandemia

Dom Odilo Scherer: ‘Enxergo o risco de uma virada política para uma ditadura’

A guerra das CPIs e o governo Bolsonaro

Senador diz já ter assinaturas para incluir estados e municípios em CPI da pandemia

‘Bolsonaro seria herói se centralizasse ações para combater a pandemia’, diz Michel Temer

67,5% dos brasileiros considera insuficiente a gestão do Governo Federal no combate à pandemia

Rodrigo Maia: ‘Bolsonaro pode ficar inelegível’, afirma

Flávio Bolsonaro vai representar contra Kajuru no Conselho de Ética por divulgar áudio com presidente sobre CPI da Pandemia

Religiosos fazem Marcha da Família Cristã por liberdade após decisão do STF

STF dá aval a Barroso e confirma por maioria instalação de CPI da Pandemia

Grupo nacional carioca abre escola no Recife, em novembro

Tags

Autor