Linhas Cruzadas fala sobre os 'idiotas' que ganharam espaço e voz com a pandemia

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 13/04/2021 às 21:44
X

Nesta quinta-feira (15/4), Luiz Felipe Pondé e Thais Oyama debatem sobre mais um tema desses tempos conturbados: os "idiotas" que ganharam espaço e voz com a pandemia.

A edição inédita vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

De acordo com Pondé, esse tipo de arquétipo não tem nada a ver com formação - ter diploma, ter cursado universidade, ser doutor e nem ter dinheiro -, é coisa de mente paranoica.

"Os "idiotas" acreditam que existem remédios mágicos que podem curar a Covid-19, tomam vacina escondido e acham que o problema da pandemia não é a pandemia, mas o confinamento"

"Uma característica dessa mente é se achar importante demais quando, na verdade, é um ressentido. E a outra, é que a mente paranoica, no fundo, não tem senso de humor, não sabe rir de si mesmo, logo ela se leva tão a sério que encontra a primeira característica", explica.

Na edição, Thais e Luiz Felipe falam ainda sobre a diferença entre paranoia e conhecimento. O paranoico é aquele sujeito que vê sentido em tudo e a pessoa sã, que busca o conhecimento, sabe que nem tudo na vida faz sentido.

Comentam também sobre o presidente Jair Bolsonaro ter uma tendência a aderir a qualquer teoria da conspiração, sobre o livro de ficção O Código Da Vinci e a pesquisa da Avaaz, que mostrou que 73% dos brasileiros acreditam em alguma notícia falsa sobre a pandemia, incluindo a que diz que o coronavírus foi fabricado secretamente em um laboratório chinês.

Tags

Autor