TCE autoriza seus servidores tomarem empréstimos consignando até 45% da remuneração

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 12/04/2021 às 15:30
X

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) publicou uma portaria ampliando o limite de consignação em folha de pagamento para os servidores e membros do órgão tomarem empréstimos consignados. Nesta modalidade de empréstimo, o TCE repassa aos bancos diretamente as parcelas dos empréstimos, não passando o dinheiro pela conta-corrente do servidor. O risco de inadimplência para os bancos e financeiras é zero.

Temporariamente, até 31 de dezembro de 2021, os servidores do TCE poderão tomar empréstimos consignando para desconto direto na folha, junto aos bancos e financeiras, até 45% da remuneração. Destes, 10% serão para os "saldos remanescentes dos empréstimos rotativos efetuados mediante cartão de crédito", segundo a portaria.

Segundo o ato oficial, a mudança foi devido a "necessidade de adequar temporariamente o limite máximo das consignações em folha de pagamento para servidores e membros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco".

Em maio de 2020, o TCE já tinha publicado outra portaria, ampliando para dez anos o prazo para os servidores pagarem seus empréstimos consignados em folha (Portaria Normativa 98/2020). Na época, o TCE disse que a medida era para "minimizar eventuais impactos financeiros causados aos membros e aos servidores do TCE-PE em função da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus".

Para muitos em Pernambuco, o TCE é considerado o melhor órgão público do Estado para se trabalhar e tem sido um celeiro de quadros da política pernambucana.

São servidores concursados do TCE, o governador Paulo Câmara, o ex-prefeito Geraldo Júlio, a ex-primeira-dama Renata Campos, o deputado federal Danilo Cabral, o presidente do PSB Sileno Guedes, dentre muitos outros nomes importantes do cenário político local.

Tags

Autor