Liana Cirne cria 'atrasômetro da Prefeitura' para cobrar reajuste de professores

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 12/04/2021 às 15:44
X

A vereadora Liana Cirne (PT) cobrou da prefeitura do Recife o pagamento do reajuste salarial dos professores, que, segundo ela, deveria ter sido pago em janeiro de 2020, quando o MEC anunciou aumento de 12,84% do piso dos profissionais da Rede Pública da Educação Básica.

"Como o reajuste não foi pago, em 19 de março do ano passado, foi firmado acordo entre Prefeitura e Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE). A categoria aceitou um acordo que já não era bom, um aumento dividido em 3 parcelas a serem pagas nos 3 últimos meses de 2020, mas ainda assim o acordo também não foi cumprido", disse.

Com a intenção de cobrar da Prefeitura do Recife o cumprimento do acordo, a vereadora Liana Cirne disse que estava criando o "atrasômetro da prefeitura", um medidor de atraso do cumprimento do acordo.

"A  cada dia que a Prefeitura não cumprir seu acordo de reajuste salarial, vou vir aqui na tribuna contar há quantos dias o reajuste está atrasado. A prefeitura está atrasada 390 dias. O atrasômetro começa hoje e estou contando", afirmou.


A vereadora comparou o investimento com a compra de robôs com a valorização dos professores.

"Acho positivo o projeto da Lego, mas é um projeto milionário, enquanto falta estrutura, valorização e respeito para os profissionais da educação. Um robô não identifica alunos com dificuldades de aprendizagem, nem um aluno que sofre violência doméstica ou abusos sexuais. Quem faz isso é o professor. Professores formam estudantes em sua integralidade e são o mais importante elo com a assistência social de estudantes pobres e vítimas de violência. Deveríamos ser a profissão mais valorizada, mas a realidade é o oposto", afirmou.

A vereadora disse acreditar que o "atrasômetro" vai ser um importante instrumento para que o acordo seja cumprido com rapidez.

Tags

Autor