Instituto lança programa online para formação de professores

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 12/04/2021 às 12:00
X

Para apoiar redes públicas de ensino e escolas de todo o país a promoverem as mudanças previstas para o Ensino Médio, o Instituto iungo, em parceria com o Instituto Reúna e Itaú Educação e Trabalho, lançou o Nosso Ensino Médio, programa gratuito e inédito de formação de educadores.

A partir de 13 de abril, as Secretarias de Educação, escolas e educadores do país poderão acessar os conteúdos no site www.nossoensinomedio.org.br.

O programa foi criado em conjunto com professores, técnicos de secretarias estaduais de educação e especialistas.

De acordo com os organizadores, o objetivo é que que docentes, gestores escolares e formadores das redes públicas possam implementar os novos currículos da etapa, pensados para promover uma educação integral, que faça mais sentido para os estudantes em seus projetos de vida pessoais, sociais e profissionais.

Para apresentar o projeto, o canal do Youtube do programa vem transmitindo uma série de lives, desde o dia 23 de março.

A primeira delas contou com a participarão do diretor do Instituto iungo, Paulo Emílio Andrade, junto com a diretora do Instituto Reúna, Kátia Smole, e a Superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue, que conversaram sobre as inovações do Ensino Médio.

"A ideia é propor um percurso formativo flexível, em que professores e gestores escolares se sintam apoiados para trabalhar com os novos currículos de suas redes e para participar ativamente dessa implementação. Além de oferecer esse conteúdo robusto para as secretarias estaduais de educação, o Instituto iungo vai apoiar a implementação da formação em cinco estados nos próximos dois anos", informam.

"Nossa expectativa é contribuir para que os educadores brasileiros possam implementar, nas escolas, um Ensino Médio coerente com as demandas e anseios juvenis, e com as propostas curriculares que estão sendo finalizadas, de modo a promover o desenvolvimento integral dos estudantes e possibilitar que eles construam e coloquem em prática seus projetos de vida. É, também, um passo no caminho para combater o desinteresse e a desconexão dos jovens com a escola, que acaba gerando índices elevados de evasão nessa etapa da Educação Básica. Sabemos que uma caminhada importante assim não se percorre sozinho: precisamos fazer nossa parte e contribuir com todo o ecossistema de educação, que trabalha para que a escola seja um lugar de oportunidades para cada pessoa e de potência transformadora do nosso mundo.", diz Paulo Andrade, Diretor de Educação do Instituto iungo.

Tags

Autor