Fernando Bezerra Coelho diz que CPI da Covid-19 é 'inoportuna'. Na oposição, Humberto Costa diz que é preciso instalar comissão

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 09/04/2021 às 10:07
X

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), classificou como "inoportuna" a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia de covid-19.

"A gravidade da pandemia exige que todas as atenções estejam voltadas para o seu enfrentamento. A instalação de uma CPI é inoportuna à medida que compromete os esforços para garantir atendimento aos casos graves e acelerar a vacinação. Por isso, quero reafirmar o nosso apoio ao posicionamento do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que aponta para o juízo de conveniência e de oportunidade da CPI neste momento de excepcionalidade", disse FBC.

Nesta quinta-feira (08), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), instaure a CPI da Covid-19.

A decisão atendeu a pedido formulado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) ao contestar a inércia de Pacheco, que segurou por 63 dias o requerimento pelo início da investigação. O pedido de CPI tem assinatura de 32 senadores, mais do que o mínimo de 27 assinaturas necessárias.

Para o senador Humberto Costa, a instalação da CPI é importante para apurar a condução da pandemia de covid-19 pelo governo.

"Não sei porque o governo está com tanto medo dessa CPI. A CPI vai tratar de coisas que já são públicas, a possibilidade do governo ter interferido nessa situação que estamos hoje quando sabotou as medidas de isolamento social de estados e municípios e se o governo foi imprudente na forma como trabalhou na aquisição das vacinas, se o governo realmente recomendou ou não o tratamento com essas drogas que são boas para outras coisas, mas não para a covid. Por que o governo está com tanto receio?", indagou o senador Humberto Costa.

A abertura de uma CPI pode levar à convocação de autoridades para prestar depoimentos, quebra de sigilo telefônico e bancário de alvos da investigação, indiciamento de culpados e encaminhamento ao Ministério Público de pedido de abertura de inquérito. 

A pandemia de covid-19 já matou mais de 345 mil pessoas no Brasil até esta quinta-feira (08).

Tags

Autor