Inspeção do TCE no estoque de covid-19 da Prefeitura do Recife será nesta sexta

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 08/04/2021 às 13:45
X

O Departamento de Controle Municipal (DCM) do Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai realizar uma inspeção no almoxarifado da Secretaria de Saúde do Recife na próxima sexta-feira (9) para avaliar se, de fato, a Secretaria mantém estoque excessivo desde a desmobilização dos hospitais de campanha municipais até a presente data.

A informação é da comunicação do TCE.

O pedido de inspeção foi feito em um requerimento encaminhado pelo Ministério Público de Contas (MPCO), ao relator no TCE, conselheiro Carlos Porto, com base em denúncias feitas pela deputada estadual Priscila Krause (DEM) em março deste ano.

O relator concedeu um prazo de dez dias para que a secretaria preste informações ao TCE sobre a denúncia da deputada.

De acordo com a denúncia da parlamentar, a secretaria manteria no almoxarifado municipal um estoque injustificado de equipamentos, insumos médicos e medicamentos - alguns com prazo de validade próximos do vencimento - e que deveriam ser destinados aos hospitais para atender pacientes acometidos pela doença, ainda mais no atual cenário de agravamento da pandemia.

Na lista de equipamentos estocados, supostamente estariam inclusos 122 respiradores pulmonares, que se encontram em falta no país. E, segundo a parlamentar, havia um estoque excessivo do medicamento propofol, em falta também em todo o país.

Tags

Autor