Queda de Pazuello foi boa para imagem de Bolsonaro na crise da área de saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 05/04/2021 às 22:32
X

O sociólogo Antônio Lavareda, comentando para o blog a mais recente pesquisa da XP/Ipespe, avaliou que a ampla reforma ministerial, que incluiu a pasta da Defesa e de forma inédita os três comandantes militares, pareceu o reconhecimento de que o governo Bolsonaro ia mal.

Pesquisa XP/Ipespe mostra crescimento da rejeição a Bolsonaro. Avaliação de governadores piorou

"Confusão nos quartéis nunca é bem vista . Resultado: cresceu a avaliação negativa (agora 48%) e a positiva ficou abaixo dos 30 pontos (27%) pela primeira vez desde julho do ano passado. O saldo negativo foi de -15 para -21 ptos. Lembrando que em janeiro último empatavam as avaliações positivas e as negativas , ambas com 37%. Medida de forma dicotômica, a desaprovação chegou a 60% enquanto que a aprovação foi de um terço dos entrevistados (33%)".

No entanto, a troca do ministro da Saúde foi bem recebida.

"A avaliação específica de Bolsonaro na gestão da pandemia reagiu de imediato. A marca positiva ( ótima/boa ) foi de 18% para 21% . Com a negativa recuando de 61% a 58% . O avanço da vacinação e o posicionamento do novo titular sintonizado com a ciência, além do maior jogo de cintura, devem contribuir para melhorar essa percepção. Em direção contrária agirá o número a cada dia recorde de mortos", afirma o especialista.

Confira a pesquisa completa

Tags

Autor