Pernambuco e demais estados do Nordeste pedem à Anvisa autorização para importar vacina Sputnik V

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 02/04/2021 às 9:20
X

Pernambuco e os outros oito estados do Nordeste solicitaram, nesta semana, autorização excepcional de importação e distribuição da vacina russa Sputnik V à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência confirmou o recebimento do pedido nesta quinta-feira (1º).

Os pedidos foram feitos durante a semana por cada estado da região. Eles foram encaminhados pelos governadores do Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e Pernambuco.

Para que a Anvisa possa tratar os pedidos de importação e esclarecer aspectos técnicos, foi proposta reunião de trabalho entre os cinco diretores da agência e os governadores. O encontro deve ocorrer na próxima semana.

"A Anvisa permanece comprometida com a disponibilização de vacinas à população em tempo oportuno e com a devida segurança, qualidade e eficácia. Assim, segue atuando conforme os procedimentos científicos e regulatórios necessários à autorização desses produtos", disse a agência em nota.

A assessoria de comunicação do governo do Piauí disse, em comunicado, que esses pedidos de importação são referentes ao contrato realizado pelos governadores do Nordeste com o Fundo Russo de Investimento Direto para a aquisição de 37 milhões de doses.

A Sputnik V ainda não teve o uso emergencial e o registro definitivo aprovados pela Anvisa. A agência suspendeu no último sábado (27) o prazo de análise do pedido de uso emergencial devido à falta de parte dos dados exigidos para a avaliação.

O pedido havia sido solicitado na sexta (26) pelo laboratório União Química, que tem uma parceria com o Fundo de Investimento Direto da Rússia. A empresa brasileira busca o aval para o uso de 10 milhões de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde no início deste mês.

Tags

Autor