Resolução do PT em Pernambuco defende candidatura própria em 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 31/03/2021 às 14:20
X

A nota do PT estadual é longa e dúbia. Uma fonte petista traduziu, em um breve resumo, abaixo.

"O diretório vai seguir a estratégia nacional. Se preparar para ter uma chapa majoritária, mas não fecha a porta para uma aliança. De acordo com a nota, o partido estabelece os partidos que irá dialogar. Então, o movimento feito por Marília Arraes em conversar com os outros partidos, pela nota, não é reconhecido".

RESOLUÇÃO DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE PERNAMBUCO

O povo volta a ter esperança

O dia 10 de março de 2021 entrará para a história como o dia em que o presidente LULA deu uma demonstração do que é ser um chefe de Estado. Dia em que conclamou a nação brasileira a lutar pela vacina para todos e todas. Mostrou de forma veemente o mal que representa o desgoverno Bolsonaro e todas as suas práticas antidemocráticas e negacionistas que têm levado milhares de brasileiros e brasileiras a perderem a vida. Defendeu o isolamento social, o uso de máscara e o Sistema Único de Saúde (SUS). Demonstrou sua capacidade política de diálogo com os partidos do campo progressista – PSB, PCdoB, PDT, PSOL – e demais partidos, conclamando-os a defenderem a luta pela democracia e a liberdade de expressão. Defendeu o resgate da soberania nacional e do crescimento econômico, com distribuição de renda, para resgatar a credibilidade do Brasil no mundo seriamente ameaçada pela conduta do atual presidente, que se ampara no apoio de setores militares, da extrema direita e da elite brasileira, o que tem massacrado o povo e a classe trabalhadora.

O presidente LULA foi além. Deixou claro que seu objetivo nas próximas eleições será construir o melhor caminho para enfrentar e derrotar nas urnas, em 2022, Bolsonaro e seu projeto político nefasto. Em seu pronunciamento à nação, LULA outra vez demonstrou que olha o Brasil com visão de futuro, com olhar de que é possível construir um país soberano e capaz de atender e resolver as necessidades das pessoas e, mesmo representando a melhor proposta para o Brasil e de ter como base o maior partido do campo de esquerda, que governou o País por mais de 13 anos de forma legítima e eficaz, colocou-se como um construtor da unidade em torno de um projeto de resgate nacional.

Nossa disposição, enquanto petistas, é fazer a discussão dentro do campo democrático, tendo o presidente LULA como condutor da discussão do projeto nacional. LULA, não temos dúvidas, é o melhor candidato a presidente em 2022. Assim nosso esforço desde agora é trabalhar para viabilizar a unidade dos partidos do campo progressista e aqueles que defendem a democracia para formar um campo de alianças capaz de vencer as próximas eleições.

Diante desse quadro, o Partido dos Trabalhadores, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, apresenta o PLANO BRASIL, que tem como foco principal a reconstrução e a transformação do País. É uma proposta que está em construção, cuja ideia é levar aos partidos do campo progressista, aos demais partidos que estão em defesa da democracia e à população em geral os seguintes pilares:

- Enfrentar os efeitos da pandemia sobre a saúde e a economia;

- Retomar obras e investimentos públicos;

- Ampliar o alcance e aumentar o valor da Bolsa Família e do Seguro-Desemprego;

- Reorganizar a cadeia produtiva;

- Reconstruir as bases do desenvolvimento inclusivo, social e ambientalmente sustentável;

- Reforma urbana;

- Reforma agrária;

- Reforma tributária justa e solidária;

- Reverter o desmonte do Estado brasileiro;

- Fortalecer a democracia;

- Adotar medidas econômicas de emergência e de longo prazo;

- Recuperar os direitos dos trabalhadores;

- Retomar a soberania nacional.

Neste momento, precisamos unificar nossa luta com todos aqueles e todas aquelas que defendem a democracia e lutam pela mudança de rota das propostas genocidas e destruidoras das conquistas sociais do povo brasileiro. Por isso entendemos que a primeira ação é buscar a unidade do campo progressista, formado pelo bloco de oposição. Esse campo progressista é que tem a tarefa de buscar novos partidos e caminhos, com o apoio da população, com o objetivo de enfrentar a destruição do País comandada pelo governo Bolsonaro e todos seus defensores, incluindo partidos de extrema direita e os segmentos que compõem sua base de sustentação.

Construir um projeto e uma frente nas eleições de Pernambuco

O PT de Pernambuco aponta como tarefas prioritárias a vacinação de todos os pernambucanos e todas as pernambucanas e a luta pela melhoria de vida das pessoas que moram em nosso estado. Nosso compromisso é com saúde, educação, segurança pública, transporte público de qualidade, saneamento básico, habitação, esporte, cultura, lazer, defesa dos direitos humanos, combate a todas as formas de violência e a luta por políticas públicas que possam viabilizar melhores condições de vida para o povo pernambucano.


Outro objetivo do PT de Pernambuco é acompanhar e participar de forma efetiva do debate nacional que irá discutir e viabilizar a escolha do candidato do partido para a Presidência da República a partir do debate com os partidos do campo progressista (PT, PSB, PCdoB, PDT e PSOL) somados àqueles que estão em defesa da democracia e que têm estado juntos no enfrentamento ao governo Bolsonaro, respeitando o direito que os partidos têm de disponibilizarem seus nomes para um possível acordo nesse campo de alianças.

A eleição de 2022 será também um momento de desafio para o Partido dos Trabalhadores e seu posicionamento em nosso estado. Para isso será necessário se preparar para ter candidatura majoritária ao Governo do Estado e ao Senado Federal, ou viabilizar, em função da estratégia nacional, as alianças possíveis nas quais possa estar presente a possibilidade de uma chapa majoritária com os partidos do campo de esquerda e em acordo com a estratégia nacional do PT. Soma-se a esse esforço a construção de uma chapa proporcional forte, tanto para a Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa, viabilizando a eleição de nossos deputados e nossas deputadas, com foco e estratégia capaz de aumentar nossas bancadas legislativas.

A unidade do partido e a construção de uma frente são passos necessários para juntar as pessoas, mobilizar as ruas e derrotar nas urnas o genocida Bolsonaro.

VACINA PARA TODOS E TODAS! FORA BOLSONARO!


Recife, 28 de março de 2021

PARTIDO DOS TRABALHADORES DE PERNAMBUCO

Tags

Autor