Cronograma de vacinação: Muito melhor do que parece!

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 31/03/2021 às 15:00
X

Veja um resumo do que a empresa XP está informando aos investidores sobre a vacinação no Brasil

Estados Unidos e Reino Unido lideram a vacinação, em função de produção local e contratos assinados bem antes dos demais.

Europa vem patinando, assim como boa parte do mundo emergente. Chile e Israel são exceção.

Apesar de começo vacilante e erros do passado, cronograma de vacinação no Brasil é muito favorável. Insumos em território nacional (IFA) são mais do que suficientes para produzir doses capazes de imunizar todos os brasileiros com mais de 50 anos até maio.

Mesmo com a Pfizer frustrando o cronograma prometido, Índia zerando exportação por três meses e a Fiocruz com novos atrasos, haverá doses suficientes para, na passagem de agosto para setembro, a possibilidade de vacinar todos os brasileiros com mais de 20 anos que buscarem o Programa Nacional de Imunização.

Caso as vacinas sejam eficazes, o setor de serviços às famílias seria fortemente beneficiado com a reabertura no segundo semestre do ano de 2021.

Cronograma de vacinação: Muito melhor do que parece!

Cronograma muito prejudicado e atrasado pela dificuldade de importar insumos (IFA) em janeiro.

Butantan normalizou tanto a importação como a produção, já entregou 28 milhões de doses. Até abril, entrega de 46 milhões (suficiente para vacinar todos os brasileiros com mais de 60 anos – 30,7 milhões, mas “apenas” 25 milhões vão querer se vacinar).

Fiocruz em ritmo muito mais lento, e ainda com dificuldades em relação ao IFA. Importações prejudicadas pela epidemia na Índia. Ainda assim, entre insumos e doses já importadas, oferta total de 36 milhões de doses até maio.

Pfizer devem começar a chegar apenas em junho. Seria desnecessário, mas todas ajuda vale em função dos riscos em torno da produção da Fiocruz.

Campanha de vacinação tem tudo para ser um sucesso e fazer com que as internações e mortes despenquem na virada do semestre, abrindo espaço para forte reabertura econômica. Riscos concentrados na eficácia da vacina frente a novas Cepas.

Conclusões

Atividade econômica sofrerá bastante até pelo menos abril com a piora da pandemia.

Em abril, campanha de vacinação deve acelerar substancialmente.

Idosos vacinados já em maio, internações e mortes desabando na virada do semestre.

Setor macro mais beneficiado: Serviços às famílias – alimentação, turismo, transporte, serviços, pessoas e educação. PIB deve dar um salto no 3Q21.

Tags

Autor