PTB do coronel Meira entra com mandado de segurança contra quarentena no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 18/03/2021 às 18:30
X

O diretório estadual do PTB/PE, que tem como seu presidente o coronel Meira, deu entrada na manhã desta quinta-feira (18), por meio de um mandado de segurança coletivo, em um pedido de liminar para impedir a quarentena adotada pelo governador Paulo Câmara. O objetivo seria garantir que o comércio em todo Estado volte a funcionar normalmente.

Aos 58 anos, Major Olímpio tem morte cerebral após covid-19

"Esse lockdown (a rigor, quarentena) é um absurdo. Já foi visto mundo a fora que essa determinação não funciona e só fez prejudicar a economia dos países; nosso povo precisa trabalhar para que não falte o alimento em suas residências. A cada dia que passa, o desemprego aumenta e as empresas vem quebrando gradativamente; e o Governo de Pernambuco, nada faz para ajudar nossa economia: suas benesses são para os amigos do grupo que governa nosso Estado; já o povo e os trabalhadores como um todo, são os que pagam o preço das irresponsabilidades dos gestores do PSB", disse o coronel Meira.

"Esse ato é inconstitucional, e por isso entramos com pedido para que o TJPE cancele o lockdown. Precisamos garantir que todos possam exercerem suas atividades de forma organizada e mantendo os cuidados necessários para o combate à pandemia", afirmou Meira.

Na véspera da adoção da medida, dirigentes de todos os poderes locais, incluindo o TJPE, divulgaram uma carta defendendo a necessidade de adoção de medidas mais restritivas, em função da falta de colaboração da sociedade, no combate ao contágio. No domingo, acontece até uma carreata em Boa Viagem, promovida por apoiadores do presidente Bolsonaro.

O decreto da quarentena estava redigido desde a terça-feira da semana passada.

Autoridades do Estado se unem num apelo à população para que cumpram medidas restritivas sanitárias


MORTALIDADE

Em uma análise do cenário epidemiológico da Covid-19 em Pernambuco, o secretário André Longo fez um comparativo entre a média móvel de mortes registradas nos últimos sete dias para cada 100 mil habitantes em diversos Estados brasileiros. Atualmente, a taxa em Pernambuco está em 0,42 – somente o nosso Estado e o Maranhão registram taxas abaixo de 0,5.

“O vírus mata. E mata em uma escala assustadora, como já vemos pelas taxas de outros Estados, como São Paulo (0,9), Paraná (1,4) e Rio Grande do Sul (2,16), onde a mortalidade é de duas a seis vezes maior que a registrada atualmente em Pernambuco. No Rio Grande do Sul, por exemplo, são mais de 200 mortes por dia em média. Aqui, estamos com uma média de 43 óbitos. Mas se não mudarmos o curso da doença agora, em breve poderemos chegar no mesmo patamar”, alertou o secretário, reforçando, ainda, o cenário nas redes pública e privada. “É preciso lembrar, mais uma vez, que se não nos unirmos em um grande pacto em defesa da vida, vão faltar leitos. As pessoas vão morrer esperando vaga de UTI, e o fato de ter plano de saúde ou dinheiro não vai mudar a situação”, advertiu.

Tags

Autor