'Número de pessoas em Porto é menor do que o final de semana passado', diz secretário da SDS do Ipojuca

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 18/03/2021 às 18:50
X

O secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, que, através da Central de Monitoramento, acompanha o fluxo de pessoas no litoral, disse que, apesar de parte da população ainda não ter entendido a gravidade desta pandemia do coronavírus, nem as razões pelas quais as medidas restritivas estão sendo impostas, o destino mais procurado de Pernambuco, a praia de Porto de Galinhas, teve uma redução de 50% de pessoas nas praias, comparado ao final de semana passado.

“Observamos uma diminuição no número de pessoas 50% menor, em Porto de Galinhas, do que o 1º final de semana de cumprimento do decreto estadual. Ainda não é o ideal, mas é preciso destacar esta evolução. E continuar orientando as pessoas que evitem aglomerações e façam o uso da máscara para se protegerem da COVID”, disse Osvaldo Morais.

Ainda de acordo com ele, não houve nenhuma resistência nas abordagens sobre a proibição no final de semana de permanecer na praia aglomerando ou praticando outra atividade esportiva que não fosse a individual.

Também não houve ambulantes ou barraqueiros burlando o decreto estadual.

O Comitê Contra o Coronavírus do Ipojuca, composto, além da prefeita Célia Sales, por 12 secretarias municipais, foi pioneiro no estado proibindo que os passageiros fossem levados em pé no transporte coletivo municipal. Um final de semana antes do decreto do Governo do Estado, a Prefeitura do Ipojuca realizou um trabalho de reordenamento das barracas da praia de Porto de Galinhas com o distanciamento obrigatório de 4 metros entre um guarda sol e outro.

A Secretaria de Turismo está, desde o ano passado, realizando uma campanha de conscientização diária sobre o uso da máscara. Procon e Vigilância Sanitária fiscalizam os estabelecimentos comerciais durante a semana e a permanência no final de semana apenas das atividades essenciais.

“Sem a conscientização da população nenhuma medida terá o efeito esperado por mais dura que seja”, comentou a secretaria de saúde, Manúcia Medeiros.

Tags

Autor