Covid-19: Pernambuco inicia quarentena de 11 dias para tentar conter piora. Apenas atividades consideradas essenciais podem funcionar

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 18/03/2021 às 7:40
X

Pernambuco começa nesta quinta-feira (18) a quarentena de 11 dias para tentar conter o avanço da covid-19. A medida, anunciada pelo Governo do Estado na segunda-feira (15), vale até o dia 28 de março.

A restrição mais dura é para tentar conter o avanço da covid-19 no estado e evitar o colapso na rede de saúde, tanto pública quanto privada. Os dois sistemas estão pressionados.

Durante o período de quarentena, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho.

Também não podem ter atividades presenciais escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais, esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais.

Foto: Felipe Ribeiro/JC IMAGEM

Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.

Não haverá barreiras de circulação nas ruas. Ou seja, para circular não será preciso comprovar o motivo.

Permanecerão ativos normalmente supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveis; petshop; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público; indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção; materiais e equipamentos de informática; lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos, apontados como essenciais pelo governo estadual.

As consultas e os exames estão liberados nas redes pública e privada de saúde, inclusive em clínicas. A recomendação da Secretaria de Saúde de Pernambuco, no entanto, é de que seja adiado o que for possível.

As cirurgias eletivas que demandam internação continuam suspensas nas unidades de saúde públicas e privadas.

Indicadores

Mesmo com a abertura de novos leitos, a taxa de ocupação em UTI na rede pública segue acima de 90% desde a semana passada. Nesta quarta-feira (17), o índice chegou a 97%. Na rede privada, o percentual é de 89%.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco registrou, nesta quarta-feira (17/03), 2.245 casos e mais 39 mortes por covid-19.

O estado totaliza 323.176 casos confirmados e 11.510 mortes pela covid-19.

Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, durante o isolamento social. Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Lockdown no ano passado

Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata vivenciaram um lockdown entre 16 e 31 de maio de 2020 (15 dias).

Na ocasião, apenas as atividades essenciais puderam funcionar e, no período, houve implantação de um rodízio de carros, alternadamente entre os finais de placas pares e ímpares, além de barreiras de circulação nas ruas.

Tags

Autor