Consultas e exames em clínicas estão liberados, mas Secretaria de Saúde orienta adiar atendimentos durante a quarentena em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 17/03/2021 às 7:36
X

A Secretaria de Saúde de Pernambuco publicou, nesta quarta-feira (17), portaria que normatiza e faz recomendações sobre o funcionamento dos serviços de saúde no estado durante a quarentena de 11 dias.

A orientação é que, entre os dias 18 e 28 de março, os procedimentos diagnósticos, terapêuticos e ambulatoriais, cujo adiamento não traga danos à saúde e não coloque em risco a vida dos pacientes, sejam remarcados nos consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais em todo o estado.

As cirurgias eletivas, nas unidades da rede assistencial pública e privada, que demandem internação hospitalar, continuam suspensas. Já os centros de testagem para a covid-19 e o processo de vacinação não serão afetados.

As recomendações foram pactuadas em reunião realizada na tarde desta terça-feira (16) com a participação do secretário estadual de Saúde, André Longo, e de conselhos de profissionais da área da saúde.

A partir da recomendação, os servidores públicos que tiverem suas atividades suspensas temporariamente poderão ser convocados para outras atividades no âmbito da assistência aos pacientes com covid-19 ou teletrabalho.

“O objetivo desta portaria é reduzir ao máximo a circulação de pessoas nos serviços de saúde para evitar que as pessoas fiquem expostas ao vírus, em acordo com o decreto publicado pelo Governo de Pernambuco, que determina o período de quarentena”, afirma a secretária executiva de Regulação em Saúde, Ricarda Samara.

A portaria informa, ainda, que ficam mantidos, na rede pública e privada, os serviços de atendimentos clínicos e/ou cirúrgicos, procedimentos e exames nos serviços de urgência e emergência, consultas e procedimentos ambulatoriais considerados inadiáveis ou de acompanhamento assistencial não passível de interrupção, como oncologia, hemodiálise, pré-natal, doenças infectocontagiosas, retorno pós-operatório dentre outros.

Farmácia de Pernambuco

A dispensação de medicamentos de alta complexidade para os usuários da Farmácia de Pernambuco continuam sendo realizadas normalmente na unidade central, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem interrupção.

O serviço "Atende em Casa" também continua com a entrega dos remédios ao público prioritário.

Tags

Autor