Paulo Câmara comemora decisão de Edson Fachin sobre Lula na Lava Jato

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 08/03/2021 às 18:51
X

Pelas redes sociais, o governador do Estado, Paulo Câmara, disse que a reconquista dos direitos políticos pelo Presidente Lula seria uma vitória importante do campo progressista que fará diferença no fortalecimento da democracia e no futuro do Brasil.

A vice-governadora do Estado, Luciana Santos, foi na mesma linha, usando as redes sociais.

"Nós sempre apontamos que os processos contra Lula tinham motivação política. E que, por isso mesmo, foram alvo de todo tipo de irregularidade, começando pelo fato de que não podiam ter sido julgados em Curitiba. Então hoje venceu a Constituição e a Justiça. "

"A cada dia, os fatos concretos revelam que os procuradores atuaram com o objetivo de retirar Lula da disputa presidencial e desconstruir o legado de um ciclo político inclusivo, nacional e popular. Falta ainda reconhecer a suspeição de Moro em todo o processo. "

"Importante observar também que, se por um lado, essa decisão desmascara Moro e a República de Curitiba, por outro, pode abrir caminho para uma nova ofensiva contra Lula. Que estejamos todos atentos. O que defendemos sempre foi um julgamento justo e o respeito à democracia.", disse Luciana.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (8), em entrevista à CNN Brasil, acreditar que o povo brasileiro não quer ter o ex-presidente Lula (PT) como candidato a presidência.

Ele também criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, que anulou as condenações de Lula na Operação Lava Jato.

De acordo com Bolsonaro, Fachin é "ligado ao PT" e a decisão sobre os processos devia ser do plenário do Supremo, não de um único ministro.

"Qualquer decisão dos 11 ministros, é possível você prever o que eles pensam e o que botam no papel. O Fachin sempre teve uma forte ligação com PT. Então, não nos estranha uma decisão nesse sentido. Mas obviamente, é uma decisão monocrática. Vai ter que passar pela turma, eu não sei, ou pelo plenário para que tenha a devida eficácia. Agora, todo mundo foi surpreendido com isso daí. Afinal de contas, as bandalheiras que esse governo fez estão claras perante toda a sociedade. Você pode até supor a questão do sítio de Atibaia, do apartamento. Mas você tem coisa dentro do BNDES que o desvio chegou na casa do trilhão de reais com obras fora do Brasil. O desvio na Petrobras foi enorme. Foi mais de R$ 2 bilhões o que o pessoal na delação premiada devolveu. Então, foi uma administração, realmente, catastrófica do PT no governo", afirmou Bolsonaro.

Tags

Autor