Covid-19: associação comercial pede ao Governo de Pernambuco para participar de decisões sobre medidas restritivas

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 04/03/2021 às 15:40
X

Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Associação Comercial de Pernambuco (ACP) afirma que enviou ao Governo de Pernambuco um pedido em que solicita representatividade no comitê que decide sobre as restrições nas atividades econômicas em razão do agravamento da pandemia de covid-19 no estado.

"A fim de evitar especulações e garantir a confiabilidade das informações, nós, da Associação Comercial de Pernambuco, pleiteamos junto ao Governo Estadual a representatividade no Comitê Especial Intermunicipal de Enfrentamento ao Coronavírus e no Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus", diz trecho da nota.

Nesta quarta-feira (03), passaram a valer em Pernambuco as novas medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado para frear o avanço da covid-19. Entre elas, a proibição do funcionamento de serviços não essenciais entre 20h e 5h durante os dias úteis e o fechamento dessas atividades aos sábados e domingos.

A medida ocorreu em razão do aumento nos indicadores da covid-19. A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) na rede pública estadual de saúde está acima de 90% desde o início da semana.

Os comerciantes afirmam ainda que o pedido não tem conotação política e que seria para acompanhar com maior proximidade a tomada de decisões por parte da gestão estadual.

Reiteramos que esta solicitação não tem nenhuma conotação política, mas de colaboração.

"Como integrantes destes comitês, poderemos acompanhar de perto e informar a toda comunidade empresarial e à população os detalhes sobre a situação da pandemia no Estado de Pernambuco, com a finalidade de analisar a pertinência das medidas adotadas pelo Governo", afirma a ACP, em nota assinada pelo presidente da associação, Tiago Carneiro.

Veja a íntegra da nota da ACP:

"Desde o início da pandemia, foi ouvido, por boa parte da população, que as medidas restritivas são tomadas sob um viés político, causando desconfiança e tensão política, o que prejudica ainda mais a economia. Essa desconfiança só gera desgastes políticos e prejudica tanto os governantes quanto a população, que sente os efeitos diretos e fica insegura quanto à realidade dos fatos.

A fim de evitar especulações e garantir a confiabilidade das informações, nós, da Associação Comercial de Pernambuco, pleiteamos junto ao Governo Estadual a representatividade no Comitê Especial Intermunicipal de Enfrentamento ao Coronavírus e no Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus.

O objetivo é acompanhar a evolução dos casos da Covid-19 e a quantidade de leitos disponíveis no Estado, além de outras informações relevantes no que diz respeito à evolução dos casos e a estrutura da Saúde, visando maior transparência e confiança da população. Reiteramos que esta solicitação não tem nenhuma conotação política, mas de colaboração.

Como integrantes destes comitês, poderemos acompanhar de perto e informar a toda comunidade empresarial e à população os detalhes sobre a situação da pandemia no Estado de Pernambuco, com a finalidade de analisar a pertinência das medidas adotadas pelo Governo.

Tiago Carneiro

Presidente da Associação Comercial de Pernambuco"

Tags

Autor