Secretário de Saúde de Pernambuco aponta desleixo da população como um dos possíveis fatores para agravamento da pandemia no estado

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 04/03/2021 às 16:28
X

O secretário de Saúde apontou, nesta quinta-feira (04), o desleixo da população com os protocolos de prevenção à covid-19 como um dos possíveis fatores para o agravamento da pandemia em Pernambuco.

"Os números seguem crescendo nesta semana que está em curso. Esses aumentos são fruto de uma soma de fatores, como a recorrência da falta de cuidado por parte de muitas pessoas, fato que foi agravado com possivelmente ocorrências de confraternizações, festas invisíveis ao olhar do poder público, situações clandestinas, viagens a destinos badalados de estados vizinhos que podem ter contribuído para isso", disse André Longo.

A fala do secretário foi feita durante pronunciamentos do Governo de Pernambuco na tarde desta quinta-feira (04) sobre o quadro da pandemia no estado. Também participou o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

Além do desleixo da população, o secretário de Saúde, André Longo, classificou também como fatores contribuintes para a alta da covid-19 no estado a maior presença de vírus respiratórios neste período do ano e a provável circulação de variantes do coronavírus em Pernambuco.

"Além disso, a sazonalidade dos vírus respiratórios, que têm início no final de fevereiro e começo de março, e também, não menos importante, muito provavelmente, a circulação de novas variantes do vírus em nosso território. Esse conjunto de situações devem estar contribuindo para esses impactos que já descrevemos", afirmou o secretário.

LEIA TAMBÉM:

> Números da covid-19 pioram, e Governo de Pernambuco amplia horário de restrição em dias úteis. Finais de semana terão apenas serviços essenciais

> Covid-19: Parques, praias e clubes serão fechados em Pernambuco nos finais de semana

> Igrejas poderão funcionar apenas de segunda a sexta, até as 20h, em Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco registrou, nesta quinta-feira (04), 1.685 casos da covid-19 e mais 22 mortes pela doença. O estado totaliza 304.732 casos confirmados e 11.090 mortes pela covid-19.

Novas restrições em vigor

Começou a valer, nesta quarta-feira (03), a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o estado de Pernambuco.

A medida foi anunciada na segunda-feira (1º) pelo Governo do Estado diante da alta nos indicadores da covid-19.

Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar.

Também estarão fechados clubes sociais, praias e parques nos finais de semana. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais.

As medidas são válidas até o dia 17 de março.

Supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes, por exemplo, permanecem em funcionamento normal.

Tags

Autor