Bancada evangélica da Alepe pede para Paulo Câmara tornar igrejas serviços essenciais e permitir cultos por mais uma hora

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 02/03/2021 às 9:43
X

Deputados da bancada evangélica na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) divulgaram uma carta aberta nesta terça-feira (02) em que solicitam a inclusão das atividades religiosas nos serviços essenciais.

As novas medidas, anunciadas pelo Governo do Estado na segunda-feira (1º), determinam que as igrejas e templos religiosos podem funcionar apenas de segunda a sexta-feira, até as 20h.

O decreto, que estará em vigor entre os dias 03 e 17 de março, proíbe a realização atividades chamadas de ‘não-essenciais’ em todo o estado das 20h às 05h de segunda a sexta-feira e durante o dia todo aos finais de semana.

LEIA TAMBÉM:

> Igrejas poderão funcionar apenas de segunda a sexta, até as 20h, em Pernambuco

> Números da covid-19 pioram, e Governo de Pernambuco amplia horário de restrição em dias úteis. Finais de semana terão apenas serviços essenciais

> Covid-19: Parques, praias e clubes serão fechados em Pernambuco nos finais de semana

A carta dos deputados evangélicos propõe a reavaliação do decreto para que atividades de culto possam o ocorrer diariamente até as 21h, mantendo o horário médio de funcionamento das instituições.

O documento alega que "os fiéis deverão cumprir as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, a exemplo da higienização dos espaços, uso de máscaras e álcool em gel".

“As entidades religiosas prestam serviços de extrema importância à comunidade, através de serviços voluntários de assistência espiritual e emocional, oferecendo consolo, esperança e orientação aos que fazem parte das comunidades religiosas e ao público em geral”, dizem os parlamentares.

LEIA TAMBÉM:

> Paulo Câmara determina nova data de retorno das aulas presenciais dos ensinos infantil e fundamental na rede pública

> Com alta da covid-19, sindicato dos educadores pede suspensão das aulas presenciais nas escolas de ensino médio da rede estadual em Pernambuco

A carta aberta é assinada pelos deputados Erick Lessa (PP), Clarissa Tercio (PSC), Joel da Harpa (PP), Cleiton Collins (PP), Romero Sales Filho (PTB), Dulcicleide Amorim (PT), Fabíola Cabral (PP), William Brigido (Republicanos), Marco Aurélio (PRTB) e Adalto Santos (PSB). O deputado federal Ossesio Silva (Republicanos) também assina o documento.

Confira a íntegra do documento:

CARTA ABERTA DE DEPUTADOS DA BANCADA EVANGÉLICA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO

Nós, deputados estaduais da Bancada Evangélica da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), vimos, por intermédio desta carta, apresentar alguns pontos referentes às medidas do Governo do Estado de Pernambuco, que estarão em vigor entre os dias 03/03 e 17/03,  proibindo a execução das atividades denominadas “não essenciais” das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado.

Antes de tudo, registramos nossa solidariedade às famílias de milhares de vítimas da covid-19. Entendemos que a prática básica do cristão é o amor ao próximo (cf. Mt. 22:39), cuja expressão ocorre por meio da empatia ao semelhante. Também registramos nossa preocupação com os índices crescentes dos casos da doença e reiteramos a necessidade de investir na área da Saúde, bem como encontrar alternativas para acelerar a vacinação dos pernambucanos.

Tendo em vista as múltiplas dificuldades advindas da pandemia, que imiscuem-se nas mais diversas áreas sociais, ressaltamos que as entidades religiosas prestam serviços de extrema importância à comunidade, através de serviços voluntários de assistência espiritual e emocional, oferecendo consolo, esperança e orientação aos que fazem parte das comunidades religiosas e ao público em geral.

Levando em consideração a relevância desses serviços, sobretudo em um momento de crise como este, solicitamos que o Decreto Estadual seja reavaliado, permitindo o funcionamento dos cultos religiosos, diariamente, até as 21h. Destarte, lideranças e fiéis poderão manter suas atividades de culto, observando as medidas sanitárias vigentes, por meio da higienização dos espaços, uso de máscaras e álcool em gel, bem como respeitando as normas de distanciamento social.

Por fim, queremos ressaltar que um dos pilares da Reforma Protestante é a separação da Igreja e do Estado. Cremos que ambos são ordenados pelo Senhor Deus, possuindo papéis distintos. O Estado deve manter a ordem e a paz, exercendo a autoridade civil e proporcionando o bem-estar coletivo; já a Igreja é a comunhão de cristãos visando a servir e cultuar o Senhor Jesus Cristo, por meio da proclamação e do exercício da Mensagem Bíblica. Assim, cabe à Igreja respeitar o Estado, e este deve garantir liberdade plena àquela. Pleiteamos a reavaliação do Decreto, como supramencionado, para incluir as atividades religiosas como serviços essenciais, baseados no propósito de que Igreja e Estado devem ser cooperadores na busca pela justiça e pela paz.

Que o Espírito de Paz e Sobriedade esteja entre nós para enfrentar os desafios do tempo presente. Que assim seja!

Recife, 1º de março de 2021.

Subscrevem a CARTA ABERTA DE DEPUTADOS DA BANCADA EVANGÉLICA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO:

1. Erick Lessa;

2. Clarissa Tercio;

3. Joel da Harpa;

4. Pr. Cleiton Collins;

5. Romero Sales Filho;

6. Dulcicleide Amorim;

7. Fabíola Cabral;

8. William Brigido;

9. Marco Aurélio Meu Amigo;

10. Adalto Santos;

11. Deputado Federal Ossesio Silva.

Tags

Autor