
Nova restrição de fechamento de serviços não essenciais entre 22h e 5h entram em vigor em Pernambuco
Começou a valer neste sábado (27), em Pernambuco, a nova medida restritiva para fechamento de serviços não essenciais entre 22h e 5h por causa da covid-19.
A restrição foi anunciada na sexta-feira (26) pelo governador Paulo Câmara (PSB).
Desde a noite deste sábado (27), até o dia 10 de março, estará proibida qualquer atividade não essencial, entre as 22h e as 5h.
Nesse horário, apenas serviços essenciais poderão funcionar, como hospitais, farmácias, padarias, farmácias, supermercados, depósitos de água e gás, serviços de telefonia e de segurança, por exemplo.
A decisão tem o objetivo de conter o novo avanço da covid-19, que pressiona o sistema de saúde público estadual, registrando atualmente uma taxa de ocupação de UTI acima dos 90%, segundo o Governo de Pernambuco. Na rede privada, a taxa de ocupação de UTIs para covid-19 também atingiu de 91% neste sábado.
Na última quarta-feira (24), o governador já havia divulgado ações restritivas para 63 municípios do interior, nas regiões de Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, onde as atividades econômicas e sociais estão proibidas, entre 20h e 5h. Neste e no próximo final de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, nessas três regiões do interior.
“A polícia e os órgãos de fiscalização estarão nas ruas para observar o cumprimento desse novo decreto. Vamos monitorar os dados minuto a minuto neste fim de semana e, caso os índices permaneçam piorando, novas medidas restritivas podem ser anunciadas já no início da próxima semana”, disse Paulo Câmara.
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.