publicidade
28/02/21
Foto: Jonas Santos e Alexandre Justino/Divulgação
Foto: Jonas Santos e Alexandre Justino/Divulgação

Miguel Coelho se reúne com frente de prefeitos e discute consórcio para compra de vacinas contra covid-19

28 / fev
Publicado por Blog de Jamildo em Notícias às 12:40

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) promoveu uma reunião virtual, neste sábado (27), para discutir a compra de vacinas contra o coronavírus.

Segundo informações de bastidores, a ideia principal é formar um consórcio com vários municípios para rateio de custos para a aquisição direta de imunizantes junto a laboratórios habilitados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a imunização em todas as regiões no Brasil.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), que é um dos vice-presidentes da FNP, foi o único representante de Pernambuco que participou da discussão.

O consórcio deve contar com mais de 100 municípios cuja população é superior a 80 mil habitantes. Mesmo em fase de organização, segundo Miguel, o grupo iniciou conversas com farmacêuticas que produzem vacinas contra a covid-19.

Também participaram da reunião virtual prefeitos do Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Cuiabá, Aracaju, Manaus, Belém, Porto Alegre e Ribeirão Preto, além do presidente da Frente, Jonas Donizette.

Nesta semana, deverá ser realizada uma nova rodada de discussões dos prefeitos para definir um cronograma de ações, que envolverá a compra e distribuição dos imunizantes.

“A proposta é reforçar o plano de imunização nos grandes municípios, que são justamente os mais pressionados pela pandemia tanto na rede básica de saúde quanto no aspecto econômico. Precisamos encontrar alternativas para acelerar esse processo e o consórcio dos prefeitos pode ter um papel decisivo na vacinação”, afirma Miguel.


FECHAR