
Covid-19: ocupação de UTI atinge 91% nas redes pública e privada, e Governo de Pernambuco abre novos leitos
A ocupação dos leitos de UTI voltados para pacientes com covid-19 atingiu 91% neste sábado (27) nas redes pública e privada de saúde em Pernambuco. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do estado.
Com isso, o Governo de Pernambuco decidiu abrir 22 novos leitos de UTI para tratamento da doença, sendo 20 no Recife e 2 em Arcoverde, no Sertão.
O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, localizado no bairro da Estância, no Recife, ativou, neste sábado (27), mais 20 leitos de UTI para reforçar a rede estadual de combate à covid-19. Com isso, a unidade soma 30 vagas disponibilizadas para receber pacientes com sintomas ou diagnóstico do novo coronavírus.
Segundo o governo, outras 10 vagas de terapia intensiva devem ser colocadas à disposição da população nos próximos dias. A expectativa é disponibilizar, nas próximas semanas, até 80 leitos para a Central de Regulação do Estado.
Além dos novos 20 leitos de UTI na unidade da capital, a rede estadual de saúde ainda passou a contar neste final de semana com outras 2 vagas de terapia intensiva no Hospital Rui de Barros Correia, localizado em Arcoverde. A unidade do sertão do estado conta agora com 10 leitos de UTI para pacientes com a covid-19.
“Precisamos contar com o apoio da população pernambucana para que possamos superar este momento de dificuldade. Neste momento, as medidas de proteção contra o vírus continuam as mesmas, o essencial ainda é respeitar o distanciamento social, evitando aglomerações, usar a máscara corretamente, cobrindo boca e nariz, e a lavagem frequente das mãos com água e sabão, ou álcool em gel”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.