5x0: STJ nega habeas corpus para ex-secretário de Saúde do Recife. Ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge rebateu alegações da defesa

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 24/02/2021 às 10:56
X

No final da tarde desta terça-feira (23), a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, por 5 votos a 0, um pedido de habeas corpus da defesa do ex-secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que exerceu o cargo na gestão do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB).

O ex-secretário, por meio do seu advogado Ademar Rigueira, solicitava um habeas corpus para retirar a Polícia Federal (PF) do inquérito da Operação Apneia.

LEIA TAMBÉM:

> Paulo Câmara decreta restrições de circulação em três regiões de Pernambuco entre 20h e 5h

> Paulo Câmara suspende volta às aulas nas escolas públicas municipais e amplia proibição de eventos em Pernambuco

> Ex-presidente de Sindicato de Transportes será representante da Câmara do Recife no Grande Recife

Nesta investigação, é apurada a compra sem licitação de 500 respiradores, sem aval da Anvisa, à microempresa de veterinária Juvanete Barreto Freire, do interior de São Paulo, por R$ 11 milhões. Reportagem do Jornal do Commercio revelou posteriormente que os respiradores eram testados apenas em porcos até o momento.

No STJ, houve um debate entre o advogado de Jailson e a ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que participou do julgamento para rebater as alegações da defesa.

Raquel, que atualmente ocupa o cargo de subprocuradora-geral da República, disse que a Prefeitura do Recife é suspeita de ter mudado o empenho da despesa após a publicação da matéria no Blog de Jamildo sobre a compra dos respiradores.

LEIA TAMBÉM:

> Polícia Civil de Pernambuco retira diretora de departamento de combate à corrupção. ‘Dever cumprido’, diz Sylvana Lellis

> Segunda Turma do STF arquiva inquérito contra Humberto Costa por suposto caixa 2; senador se diz ‘aliviado’

Foto: Reprodução

Segundo a fala de Raquel, está sendo investigado pela Polícia Federal se a mudança no empenho foi para retirar a esfera federal da investigação.

"Há indícios de que verbas federais estavam sendo utilizadas no Município para a compra de respiradores humanos que não estavam aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária", disse Raquel Dodge.

Votos

O relator do processo, ministro Sebastião Reis, votou pela improcedência do habeas corpus. Segundo o ministro, a defesa não conseguiu apresentar até agora prova de que os recursos não são federais. O relator foi acompanhado pela unanimidade dos demais quatro ministros, Rogério Schietti, Nefi Cordeiro, Antonio Saldanha e Laurita Vaz.

"Por que a Prefeitura do Recife, após a deflagração das operações de investigação, cancelou os empenhos originais expedindo outros com códigos diversos?", perguntou durante a sessão o ministro Sebastião Reis.

Assista ao julgamento do habeas corpus no STJ a partir das 2 horas e 50 minutos do vídeo abaixo.

Alegações

Foi o terceiro habeas corpus negado para Jailson Correia, já que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, já tinha negado dois pedidos anteriores, também para retirar a Polícia Federal da investigação.

A defesa do secretário queria que o DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), da Polícia Civil de Pernambuco, assumisse a investigação da Operação Apneia.

Na Operação Apneia, o Ministério Público Federal (MPF) chegou a pedir a prisão temporária de Jailson Correia, mas o pedido foi negado pela Justiça Federal.

As investigações começaram em abril, quando o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) apresentou representação sobre supostas irregularidades no processo de dispensa emergencial.

O Tribunal de Contas da União (TCU) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também investigam o caso.

Tags

Autor