Segunda Turma do STF arquiva inquérito contra Humberto Costa por suposto caixa 2; senador se diz 'aliviado'

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 24/02/2021 às 7:54
X

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu arquivar nesta terça-feira (23) o inquérito aberto em 2015 por suposto recebimento irregular de recursos para campanha eleitoral, o chamado caixa 2, atribuído ao senador Humberto Costa (PT-PE).

A decisão atende a recursos apresentados pelas defesas do senador e de um empresário também citado na investigação. A apuração pode ser reaberta, segundo os ministros, caso surjam novas provas.

Em nota (veja a íntegra ao final da reportagem), Humberto Costa se disse "aliviado" com a decisão da Segunda Turma do Supremo. "Não posso dizer que recebi a notícia com alegria. Meu sentimento é de alívio por ver, ainda que tardiamente, a justiça ser praticada, após tantos anos de severas injustiças", afirmou o senador.

LEIA TAMBÉM:

> 5×0: STJ nega habeas corpus para ex-secretário de Saúde do Recife. Ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge rebateu alegações da defesa

> Paulo Câmara decreta restrições de circulação em três regiões de Pernambuco entre 20h e 5h

> Polícia Civil de Pernambuco retira diretora de departamento de combate à corrupção. ‘Dever cumprido’, diz Sylvana Lellis

O caso começou a ser julgado na Segunda Turma do STF em abril de 2019. Na ocasião, o ministro Edson Fachin votou pelo envio do processo para a Justiça Eleitoral de Pernambuco. Nesta terça, a ministra Carmen Lúcia acompanhou Fachin.

O ministro Gilmar Mendes divergiu, votando pelo arquivamento - ressalvada a possibilidade de reabertura do caso, havendo novas provas - ou, se vencido, que o caso fosse para a Justiça Eleitoral de Pernambuco. Foi acompanhado pelos ministros Ricardo Lewandowski e Nunes Marques, formando a maioria de três votos a dois.

O inquérito apurava suposto repasse de recursos a Humberto Costa em troca de atuação favorável à Odebrecht em obras no Complexo Petroquímico de Suape. Costa teria recebido R$ 1 milhão para ser usado em sua campanha eleitoral, em 2010, por intermédio do empresário Mário Barbosa Beltrão.

As informações constaram da delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

LEIA TAMBÉM:

> Paulo Câmara suspende volta às aulas nas escolas públicas municipais e amplia proibição de eventos em Pernambuco

> Ex-presidente de Sindicato de Transportes será representante da Câmara do Recife no Grande Recife

Em agosto de 2018, o relator do caso, ministro Edson Fachin, atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou o encaminhamento da investigação para a Justiça Federal.

A PGR sustentou que o crime de corrupção supostamente cometido por Costa era anterior à posse como senador – por isso, seguindo o entendimento adotado pelo tribunal sobre o foro privilegiado, não caberia mais manter o caso no Supremo.

Inicialmente, a defesa do senador defendeu que o caso deveria continuar na Corte ou ser enviada à Justiça de Pernambuco, assim como a defesa de Mário Beltrão. Posteriormente, a defesa de Humberto pediu o arquivamento da apuração por considerar que não foram reunidas provas suficientes para confirmar o que disse Paulo Roberto Costa.

Humberto se posiciona

Veja a íntegra da nota do senador Humberto Costa:

“A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na tarde desta terça-feira (23), pelo arquivamento de um inquérito sobre criminosa acusação envolvendo o meu nome, arranjada por integrantes da Lava Jato, ainda em 2014, a partir da delação de um condenado pela Justiça.

Não posso dizer que recebi a notícia do julgamento com alegria. Por mais de seis anos, vi meu nome estampado em páginas de jornais, em noticiários de televisão, em programas de rádio, em sites e blogs, como se fosse o culpado, e não a vítima, nesse conluio arbitrário, ilegal e delituoso em que essa operação sempre se configurou, como hoje está absolutamente comprovado.

Sou o último e único remanescente da chamada "Lista de Janot", caso para o qual jamais tinha havido um desfecho. Por seis vezes, o condenado mudou o seu depoimento em relação a mim. Mas a Lava Jato preferiu ignorar as inconsistências, contradições e mentiras das suas declarações, mesmo sem quaisquer provas a me imputar. Quatro anos e meio atrás, a Polícia Federal pediu o arquivamento do caso. Mas, de novo, os integrantes do Ministério Público rejeitaram a solicitação e requereram ainda mais tempo para investigar.

Desde o primeiro momento, abri mão de todos os meus sigilos e me coloquei em estreita colaboração com as autoridades para tudo de que precisassem. Reviraram a minha vida, a dos meus filhos, a de meus familiares e meus funcionários. Nada encontraram. Porque nada havia. 

Ainda assim, mantiveram o inquérito aberto, sem que eu jamais fosse sequer denunciado porque o MPF sabia que nada tinha com que pudesse ousar, mesmo agindo movido por fins eminentemente políticos, oferecer denúncia ao Judiciário.

De forma rasteira, esse inquérito foi usado com a finalidade de me trazer prejuízos de todas as maneiras, desde tentar intimidar a minha ação parlamentar até me provocar danos eleitorais. Ciente da lisura da minha conduta, jamais baixei a cabeça e sempre agi destemidamente no exercício do mandato popular que me foi conferido. Em 2018, o povo de Pernambuco, que é testemunha histórica da correção com que sempre conduzi a minha vida, me reelegeu como o senador mais votado naquele pleito.

Hoje, seis anos depois do anúncio pirotécnico, midiático e criminoso daquela lista, mais um entre os tantos atos dessa natureza perpetrados pela Lava Jato, com uma perseguição investigatória praticamente inacabável por membros do Ministério Público sem que quaisquer elementos dispusessem contra mim, a Segunda Turma do STF decidiu, por fim, pelo arquivamento do inquérito, dado o imenso e infindável constrangimento ilegal a que estava submetido por essa persecução judicial interminável.

Rui Barbosa dizia que a justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada. Em razão disso, como inicialmente citei, não posso dizer que recebi a notícia com alegria. Meu sentimento é de alívio por ver, ainda que tardiamente, a justiça ser praticada, após tantos anos de severas injustiças.              

Humberto Costa

Senador da República”

Fala do advogado

"O Advogado Ademar Rigueira, do escritório Rigueira, Amorim, Caribé, Caúla & Leitão, recebe com satisfação a notícia quanto ao arquivamento do inquérito envolvendo o seu cliente, o Sr. Mário Barbosa Beltrão, e o Senador Humberto Costa. O inquérito, frágil desde seu nascedouro, baseava-se apenas em delações sem nenhuma prova de corroboração. O Supremo Tribunal Federal acertadamente reconheceu o excesso de prazo e a ausência de justa causa para continuar com as investigações, corrigindo grave injustiça contra um cidadão cuja conduta pública e privada é irretocável."

Tags

Autor