'Não interessa a Pernambuco investir em vacina que vai ser entregue no final do ano', diz secretário sobre Estado comprar doses

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 24/02/2021 às 12:18
X

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse, nesta quarta-feira (24), que o Governo de Pernambuco avalia a aquisição de novas doses de vacinas contra a covid-19 junto ao Fórum dos Governadores, mas entende que o Ministério da Saúde deve coordenar a imunização.

"Estamos avaliando isso junto ao Fórum dos Governadores, entendemos que o PNI (Programa Nacional de Imunizações) deve ser o grande condutor do processo de vacinação, achamos que o governo federal titubeou na negociação com a Pfizer, éramos para estar com mais vacinas, temos a Sputnik também, que é a vacina russa. O conjunto do Fórum dos Governadores está avaliando essa possibilidade", disse Longo em entrevista à Rádio Jornal.

LEIA TAMBÉM:

> 5×0: STJ nega habeas corpus para ex-secretário de Saúde do Recife. Ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge rebateu alegações da defesa

> Paulo Câmara decreta restrições de circulação em três regiões de Pernambuco entre 20h e 5h

> Polícia Civil de Pernambuco retira diretora de departamento de combate à corrupção. ‘Dever cumprido’, diz Sylvana Lellis

> Segunda Turma do STF arquiva inquérito contra Humberto Costa por suposto caixa 2; senador se diz ‘aliviado’

"Não interessa agora Pernambuco investir em uma vacina que vai ser entregue no final do segundo semestre. Precisamos discutir a capacidade e o tempo de entrega por parte dos laboratórios, caso contrário não vamos avançar nos grupos prioritários com essas vacinas adquiridas", acrescentou, na entrevista.

A fala do secretário ocorre um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para permitir a compra de vacinas contra a covid-19 por estados e municípios caso as doses ofertadas pelo Ministério da Saúde sejam insuficientes ou haja falha ou omissão da pasta com o Plano Nacional de Imunização (PNI).

LEIA TAMBÉM:

> Paulo Câmara suspende volta às aulas nas escolas públicas municipais e amplia proibição de eventos em Pernambuco

> Ex-presidente de Sindicato de Transportes será representante da Câmara do Recife no Grande Recife

A decisão dos magistrados também permite a aquisição de vacinas autorizadas para distribuição comercial por autoridades sanitárias dos Estados Unidos, Europa, China ou Japão, caso a Anvisa não se manifeste sobre a autorização destes imunizantes a pedido das fabricantes dentro do prazo de 72 horas previsto em lei.

Tags

Autor