Após PP receber Secretaria de 'porteira fechada', Paulo Câmara reforça orçamento para Desenvolvimento Agrário

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 11/02/2021 às 13:00
X

Após o partido Progressistas (PP) assumir a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, com a posse do deputado estadual Claudiano Martins (PP) em 1° de fevereiro, o governador Paulo Câmara (PSB) assinou decreto abrindo crédito suplementar para o orçamento da pasta.

"Fica aberto ao Orçamento Fiscal do Estado, relativo ao exercício de 2021, em favor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, crédito suplementar no valor de R$ 1.853.662,66 (um milhão, oitocentos e cinquenta e três mil, seiscentos e sessenta e dois reais e sessenta e seis centavos) destinado ao reforço das dotações orçamentárias especificadas no Anexo I", decidiu o governador.

O decreto, dez dias após a mudança da titularidade da Secretaria, já veio assinado tanto pelo governador Paulo Câmara, quanto pelo novo secretário Claudiano Martins.

Várias legendas, depois da eleição municipal, têm ido aos jornais pedir explicitamente mais espaços no Governo do Estado.

LEIA MATÉRIA PUBLICADA NO JC EM 10 DE FEVEREIRO:

No caso do Desenvolvimento Agrário, depois do PT romper formalmente com o PSB, os petistas tiveram que deixar a Secertaria, abrindo espaço para o PP, comandado em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP).

Na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial de Pernambuco, saiu a nomeação de quatro nomes para integrar a pasta, dois deles nas presidências de órgãos vinculados à secretaria.

O ex-deputado federal Kaio Maniçoba foi nomeado para a presidência do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Ele não está no PP, mas é da cota do partido, para o qual deve se filiar e, pelo que é ventilado, concorrer ao cargo de deputado federal ou estadual nas eleições de 2022.

Kaio foi eleito deputado federal nas eleições de 2014 pelo PHS, mas chegou a se licenciar para assumir a Secretaria de Habitação de Pernambuco, onde permaneceu entre os anos de 2017 e 2018. Em 2020, pelo Solidariedade, ele tentou a reeleição, mas sem sucesso. Ele é filho da prefeita de Floresta, no sertão, Roró Maniçoba (PSB).

O ex-deputado estadual Henrique Queiroz (PP) assume a presidência do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe). Ele é pai do atual deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP).

Outro nome é o de Antonio João Dourado para o cargo de secretário-executivo de Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Ex-prefeito de Lajedo, no agreste, ele é irmão do ex-deputado estadual Marcantonio Dourado (PP) e tio do atual deputado estadual Marcantonio Dourado Filho (PP).

Este último era suplente de Claudiano e assumiu a vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) mesmo antes dele tomar posse como secretário, pois tirou uma licença de 180 dias.

Já Humberto Bertino Arraes assume como secretário-executivo de Agricultura Familiar. Ele é filho da deputada estadual Roberta Arraes (PP) e do ex-prefeito de Araripina, Alexandre Arraes.

Ao JC, Roberta Arraes defende que o PP tem contribuído com o Governo do Estado e também dos tamnho do partido na Alepe. O PP é a segunda maior bancada, com 11 deputado, um deles o próprio presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP).

"A gente tem contribuído para o desenvolvimento para todos os pernambucanos e pernambucanos. Hoje o PP assume espaços na secretaria de desenvolvimento agrário. Eu tenho certeza que eles farão um grande trabalho na experiência vivência no mundo da agricultura. É o sentimento de ajudar e contribuir para que Pernambuco esteja cada vez melhor", disse a deputada, que é mãe do nomeado.

O presidente estadual do PP e deputado federal Eduardo da Fonte chegou a declarar publicamente, em janeiro, a sua insatisfação sobre os espaços ocupados pelo partido na administração do prefeito do Recife João Campos, também do PSB.

Tags

Autor