Ministério da Saúde manifesta interesse de comprar 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 05/02/2021 às 12:49
X

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, manifestou, nesta sexta-feira (5), a representantes do laboratório brasileiro União Química interesse de comprar 10 milhões de doses importadas da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V.

Segundo o Ministério da Saúde, são duas as condições do governo brasileiro: "que o imunizante receba aval da Anvisa para uso emergencial e que o preço seja competitivo".

Pernambuco espera receber mais 118 mil doses da vacina CoronaVac até o próximo domingo

Quando a conta não fecha: de quantas vacinas o Brasil precisa?

“Iremos contratar e comprar as 10 milhões de doses se o preço for plausível, e efetuaremos o pagamento após a Anvisa dar a autorização para uso emergencial da ‘Sputnik V’, fazendo a disponibilização imediatamente aos brasileiros. E futuramente, a depender dos entendimentos que tivermos com a União Química, interessa-nos também adquirir a produção que a empresa vier a fazer no Brasil dessa vacina”, disse Elcio Franco.

De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de doses se baseou em documento apresentado à pasta pelo Fundo Soberano Russo/Instituto Gamaleya, da Rússia, onde o imunizante é fabricado.

Justiça determina afastamento de secretária de Saúde de Jupi por furar fila da vacinação contra a covid-19

Ministério da Saúde negocia 30 milhões de doses das vacinas Sputnik V e Covaxin

No Brasil, a vacina será feita em uma linha de produção no Distrito Federal sob responsabilidade da farmacêutica União Química.

O cronograma encaminhado pelo instituto indica que podem ser exportadas ao Brasil 400 mil doses uma semana após assinatura do contrato de compra, informou o Ministério da Saúde. Ainda conforme a pasta, outros dois milhões estariam no Brasil um mês depois e mais 7,6 milhões ao longo do segundo e terceiro meses.

Tags

Autor