Arthur Lira nomeia Silvio Costa Filho como relator do projeto de autonomia do Banco Central na Câmara

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 05/02/2021 às 7:46
X

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), retirou nesta quinta-feira (4) o deputado Celso Maldaner (MDB-SC) da relatoria do projeto que dá autonomia para o Banco Central e nomeou o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).

Ao jornal "Valor Econômico", Silvio Costa Filho disse que se reunirá com o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, com os presidentes da Câmara e do Senado e com líderes partidários entre segunda-feira e terça-feira para discutir o projeto e que tentará aprova-lo na próxima semana.

“Quero trabalhar para avançar o quanto antes. O projeto já foi aprovado no Senado e vou tentar apresentar o relatório para votar na próxima semana”, disse. “Esse é um projeto que está na ordem do dia há tempos, mas nunca avançou. Vamos aprovar para dar um sinal muito positivo para o mercado nacional e internacional de que a agenda econômica começou a avançar”, afirmou.

A mudança na relatoria está ligada à recente eleição na Câmara dos Deputados. Então relator, Maldaner foi escolhido pelo ex-presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e fez campanha pela candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), adversário de Arthur Lira na disputa pela presidência da Câmara.

O Republicanos, partido de Silvio Costa Filho, foi um dos principais partidos da campanha do alagoano Arthur Lira.

O projeto que pretende dar autonomia ao Banco Central será votado na próxima semana. A proposta é o PLP (projeto de lei complementar) 19 de 2019.

Entre as propostas prioritárias do governo, esta é uma das mais adiantadas. O texto já foi aprovado pelo Senado e aguarda a análise dos deputados.

A votação deverá acontecer na terça-feira (9) ou na quarta-feira (10) na Câmara. O projeto tramita em regime de urgência, a qual deverá ser votada no plenário na terça. Sem urgência aprovada, o projeto precisaria tramitar pelas comissões da Casa, que não estão funcionando.

Nesta quinta, o presidente da Câmara, Arthur Lira, se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para definir a pauta prioritária do governo na Câmara.

O projeto de autonomia do Banco Central estava parado por falta de acordo entre os deputados na gestão de Rodrigo Maia (DEM) na chefia da Câmara.

Tags

Autor