Marília Arraes deverá ser candidata à Mesa Diretora da Câmara. Vice-presidência é o cargo mais cotado para disputa

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 01/02/2021 às 11:34
X

A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) deverá ser candidata à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (1º).

A parlamentar trabalha para viabilizar seu nome dentro do PT, mas, se não houver a indicação da sigla, pretende se lançar avulsa. O PT está reunido nesta manhã e deverá definir a indicação à tarde.

LEIA TAMBÉM:

> Alepe reinicia trabalhos nesta segunda-feira, com bancada do PT fora da base aliada de Paulo Câmara

> Marília Arraes cobra transparência e detalhamento no plano de vacinação da PCR e Governo do Estado

> Marília Arraes promete voltar a rodar Pernambuco todo em 2021

> Liana Cirne sai em defesa de Marília Arraes e critica João Campos

Cabe ao PT a escolha da primeira indicação no bloco de Baleia Rossi (MDB-SP). Como o partido tem a maior bancada do bloco, o mais provável nesta manhã é de que haja indicação para a primeira vice-presidência.

Não está descartada a possibilidade de disputar uma das quatro secretarias.

A assessoria de Marília Arraes confirmou que ela é candidata, mas não disse que o cargo almejado ainda não está definido.

"Sim, ela é candidata. A definição de cargos da mesa não é antecipada. Depende de muita coisa, incluindo o avanço na formação dos blocos. Isso só deve ser fechado no final da tarde. O PT está reunido, neste momento, para tratar sobre as definições sobre o tema. Após a reunião teremos mais detalhes. Importante destacar que Marília votará em Baleia Rossi, seguindo a orientação do PT", diz nota oficial.

Segundo quatro parlamentares da bancada de Pernambuco ouvidos pelo Blog nesta segunda-feira sob reserva, Marília Arraes é um nome considerado viável, inclusive com votos entre os apoiadores de Arthur Lira (PP-AL), adversário de Baleia.

A votação ocorre nesta segunda-feira (1º) de forma presencial e secreta. A sessão está prevista para começar as 19h. Estão em disputa os cargos de presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários, além de quatro suplentes.

LEIA TAMBÉM:

> Marília Arraes critica ação de João Campos na vacinação

> ‘Caruaru poderá ter uma governadora em 2022’, diz Marília Arraes em alusão a Raquel Lyra

> Marília Arraes crítica demissão de Áureo Cisneiros do Estado e bate em socialistas

PSB

Dois deputados do PSB ouvidos pelo Blog nesta segunda, Gonzaga Patriota e Tadeu Alencar, afirmam inclusive que o fato de ter havido uma disputa acirrada entre PSB e PT na eleição para a Prefeitura do Recife, em 2020, não inviabiliza votos de parlamentares do PSB em Marília, caso ela seja indicada.

"A disputa da Câmara tem outra (conotação). É uma questão interna da Casa. Havendo uma indicação do Partido dos Trabalhadores para o bloco que integramos, pretendemos seguir o bloco", disse Tadeu Alencar.

"Soube de ontem para hoje da candidatura dela. Mas são coisas diferentes (a eleição da Câmara e a disputa do Recife)", afirmou Gonzaga Patriota.

Tags

Autor