Covid-19: governadores cobram ao governo federal cronograma detalhado de vacinação. Consórcio Nordeste quer viabilização da russa Sputnik V

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 28/01/2021 às 12:52
X

O Fórum Nacional dos Governadores tem cobrado, nos bastidores, do governo federal um cronograma detalhado de vacinação contra a covid-19 no país.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do Fórum para a temática de Vacina, disse, nesta quinta-feira (28), que o "governo federal precisa dizer o que vai comprar, quanto vai comprar e de quem vai comprar as vacinas" para imunização de mais de 210 milhões de brasileiros.

LEIA TAMBÉM:

> Miguel Coelho vai tornar pública a lista de vacinados contra a covid-19 em Petrolina

> Às vésperas de ter novo presidente, Porto de Suape dá aval para reforço na iluminação por R$ 1 milhão

> Desemprego fica em 14,1% e atinge 14 milhões de pessoas no trimestre encerrado em novembro, aponta IBGE

"Caso o governo não apresente um cronograma que atenda a demanda de imunização dos mais de 210 milhões de brasileiros, os governadores, através do Fórum Nacional de Governadores e Consórcio Nordeste, irão se movimentar para comprar as doses necessárias", afirmou Wellington.

Dias afirma que tem feito cobranças ao Ministério da Saúde, chefiado pelo general Eduardo Pazuello.

"A gente lembra que através do Consórcio Nordeste já há uma negociação para aquisição de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, cuja eficácia é superior a 90%. Negociação formalizada pelo governo da Bahia. Pois à época em se concretizou intenção o Consórcio Nordeste estava em processo de institucionalização", afirma.

LEIA TAMBÉM:

> Fernando Filho anuncia voto em Arthur Lira, e bancada de PE deverá ter maioria para o candidato de Bolsonaro na Câmara

> Prazo para justificar ausência no 2º turno das eleições municipais chega ao último dia

Segundo Wellington Dias, os governadores cobram ainda um "afinamento" no diálogo do governo brasileiro com o governo da China para assegurar o cronograma de compra e de entrega de doses de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) - 100 milhões para Butantan/CoronaVac e 100 para milhões Fiocruz/Oxford/AstraZeneca).

Os gestores estaduais também pedem ao governo federal que sejam abertos diálogos com governo da Rússia para que haja a liberação da vacina Sputnik V no Brasil.

Tags

Autor