Fernando Filho anuncia voto em Arthur Lira, e bancada de PE deverá ter maioria para o candidato de Bolsonaro na Câmara

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 28/01/2021 às 8:04
X

O deputado federal Fernando Coelho Filho (DEM-PE) anunciou, nesta quinta-feira (28), o voto em Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados. A confirmação foi publicada no "Painel", da "Folha de S.Paulo".

Filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no Senado, Fernando Filho optou por votar no candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM:

> Covid-19: governadores cobram ao governo federal cronograma detalhado de vacinação. Consórcio Nordeste quer viabilização da russa Sputnik V

> Miguel Coelho vai tornar pública a lista de vacinados contra a covid-19 em Petrolina

> Às vésperas de ter novo presidente, Porto de Suape dá aval para reforço na iluminação por R$ 1 milhão

> Desemprego fica em 14,1% e atinge 14 milhões de pessoas no trimestre encerrado em novembro, aponta IBGE

Apesar de ser do DEM, partido do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e que integra o bloco de apoio ao candidato Baleia Rossi (MDB-SP), Fernando Filho disse que nunca se manifestou em prol do emedebista, correligionário do pai do deputado pernambucano.

“Não teve mudança, nunca tinha me manifestado a favor do Baleia”, disse Coelho Filho ao "Painel". Ele afirmou que Maia não tentou demovê-lo.

Segundo a "Folha", a possibilidade do voto de Fernando Filho já havia levado Maia a fazer um telefonema exaltado para o coordenador político do governo Bolsonaro, o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), reclamando de interferência.

Ainda de acordo com o jornal, hoje há o risco concreto para Maia de o DEM migrar para a candidatura de Lira. Aliados do deputado do PP dizem ter três convicções: DEM e Solidariedade mudarão de lado e assinarão apoio ao bloco de Lira. Ainda dizem que o PSB, hoje com Baleia, não assinará apoio com nenhum deles.

A despeito de suas lideranças terem anunciado apoio a Baleia, parte significativa das bancadas de DEM e Solidariedade pende para Lira, segundo o "Painel".

A coluna também mostra que o PSB também há divisão, e deputados do partido questionaram o anúncio de apoio a Baleia ao dizer que não há maioria definida para qualquer um dos lados.

LEIA TAMBÉM:

> Prazo para justificar ausência no 2º turno das eleições municipais chega ao último dia

Bancada pernambucana

Com o voto de Fernando Filho, a bancada de Pernambuco encaminha para ter maioria favorável a Arthur Lira, ainda que apertada.

Devem votar no candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro os deputados Sebastião Oliveira (PL), Pastor Eurico (Patriota), Fernando Rodolfo (PL), Eduardo da Fonte (PP), Fernando Monteiro (PP), Felipe Carreras (PSB), André Ferreira (PSC), André de Paula (PSB), Bispo Ossesio (Republicanos), Silvio Costa Filho (Republicanos), Ricardo Teobaldo (Podemos) e Fernando Filho (DEM), totalizando 12 votos.

Aliados de Arthur Lira ainda acreditam que devem ter pelo menos um de três votos ainda não revelados na bancada do estado, entre Augusto Coutinho (Solidariedade), Daniel Coelho (Cidadania) e Danilo Cabral (PSB). Já aliados de Baleia calculam que pelo menos um desses três deverá ir para o candidato do PP.

Afirmam que votarão em Baleia Rossi os deputados Raul Henry (MDB), Renildo Calheiros (PCdoB), Túlio Gadêlha (PDT), Wolney Queiroz (PDT), Gonzaga Patriota (PSB), Milton Coelho (PSB), Tadeu Alencar (PSB), Luciano Bivar (PSL), Carlos Veras (PT) e Marília Arraes (PT).

Tags

Autor