Estado nega retenção de vacinas dos municípios. Acordo foi citado no Diário Oficial nesta sexta

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 22/01/2021 às 17:26
X

Na segunda-feira, o secretário André Longo já falava em pactuação com as cidades.

Pois bem.

Apesar do que está publicado depois pela própria Secretaria Estadual de Saúde no Diário Oficial, destacado pela coluna eletrônica mais cedo, o Governo do Estado diz agora em nota oficial que repassou 83% das vacinas destinadas aos profissionais de saúde para as Prefeituras.

O trecho "Das mais de 212 mil doses destinadas aos trabalhadores de saúde, 176.460 foram repassadas aos municípios, o que significa 83% do total. Com o Estado ficaram 36.278 (17%)" diverge do que está no pacto assinado e publicado no DO. O blog fez cópia do DO. Veja mais abaixo.

Veja a nota oficial do Estado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esclarece que não procede a informação que o Governo de Pernambuco reteve 70% das doses para os trabalhadores da rede estadual de saúde. Das mais de 270 mil doses recebidas, apenas 36,2 mil (13%) ficaram com o Estado. As demais foram repassadas aos municípios e ao Distrito Sanitário Indígena (DSEI).

Pernambuco tem 294 mil trabalhadores no setor de saúde registrados. Para imunizar todos esses profissionais seriam necessárias 588 mil doses da vacina contra a Covid-19. Na última segunda-feira (18/01), o Ministério da Saúde (MS) enviou ao estado 270 mil doses da vacina e estabeleceu que a prioridade seria para idosos acima de 60 anos e deficientes físicos assistidos em instituições de longa permanência (5,1 mil doses), indígenas aldeados (53 mil) e trabalhadores da saúde diretamente envolvidos no atendimento aos pacientes do coronavírus (212 mil).

Desta forma, as primeiras doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde para Pernambuco contemplam apenas 34% dos trabalhadores de saúde, incluindo as redes municipais, privada e estadual, dos quais 30% estão sendo vacinados pelas gestões municipais e os outros 4% atuam na rede estadual de saúde e estão sendo imunizados pelo Governo de Pernambuco. Das mais de 212 mil doses destinadas aos trabalhadores de saúde, 176.460 foram repassadas aos municípios, o que significa 83% do total. Com o Estado ficaram 36.278 (17%).

Em relação às doses que constam para povos indígenas no Recife, é importante informar que elas são destinadas aos trabalhadores do Distrito Sanitário Especial Indígena e que saem do Estado diretamente para o DSEI, sem passar pela rede da capital pernambucana. A Secretaria destaca que esse público faz parte do prioritário na primeira etapa da campanha, de acordo com o plano nacional de imunização, do Ministério da Saúde.

Veja o diário oficial do Estado

acordo no DO

Tags

Autor