Marília Arraes cobra transparência e detalhamento no plano de vacinação da PCR e Governo do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 21/01/2021 às 15:50
X

A deputada federal Marília Arraes encaminhou, hoje, ofícios com pedido de informações para as Secretaria de Saúde de Pernambuco e da cidade do Recife.

"O pedido foi feito diante de várias denúncias publicadas, nos últimos dias, nas redes sociais e em veículos de imprensa local sobre a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 em pessoas que, a princípio, não estariam enquadradas nos grupos prioritários", explicou.

Os ofícios foram endereçados aos secretários André Longo (Pernambuco) e Luciana Albuquerque (Recife).

Nos documentos, a parlamentar solicita o fornecimento de detalhamento dos planos de vacinação, incluindo a identificação nominal das categorias que serão vacinadas em todas as fases da campanha de imunização, assim como dados relativos à lotação desses profissionais, que tipo de identificação será exigido para a realização da imunização e onde serão disponibilizadas as listas com os dados das pessoas imunizadas, além de outros questionamentos.

“A chegada da vacina a Pernambuco traz também uma enorme responsabilidade de todos os gestores envolvidos no processo de imunização. São doses numa proporção muito limitada e precisam ser utilizadas seguindo critérios rígidos, que respeitem de fato as prioridades. Infelizmente, o que temos visto é uma sucessão de desencontros de informações e muita falta de transparência. Devemos respeito aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Pandemia, assim como ao público mais vulnerável, como idosos e pessoas com deficiência. Não dá para ficar tratando uma questão como essa de forma genérica, sem detalhar cada ponto até a exaustão. Também não podemos conceber que pessoas furem a fila da vacinação”, disse a parlamentar.

Atualmente, Pernambuco é um dos estados que apresentam alta no número de casos do Coronavírus. Há um crescimento da média móvel da ordem de 86%, com 241.409 casos confirmados e 10.031 mortes (dados até a última terça-feira). Já o Recife ocupa o sétimo lugar no ranking de mortes em todo o Brasil. São 2.825 mortes e 54 mil casos registrados.

Tags

Autor