
Jaboatão sai na frente do Recife e define volta das aulas presenciais, na rede privada
A volta tem a ver com as escolas privadas, uma vez que a volta do ensino fundamental e educação infantil de uma forma geral, incluindo a rede pública, ainda não foi autorizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.
As aulas do fundamental e educação infantil da rede privada foram autorizadas no início de novembro do ano passado, mas naquela época – por causa do cenário da pandemia no município – Jaboatão não autorizou o retorno das aulas, em 2020.
Pois bem.
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, na manhã desta quinta-feira (21), capacitação sobre o protocolo sanitário a ser seguido em toda a rede particular de ensino, para evitar a disseminação da Covid-19.
O início do ano letivo de 2021 está previsto para o próximo dia 2 de fevereiro e é necessário que estudantes, professores e demais profissionais retornem às escolas com segurança.
A ação realizada na quadra da Escola Divino Mestre, em Piedade teve como público-alvo gestores das escolas do município que contam com ensino infantil e fundamental. Todos foram orientados sobre como se prevenir da doença, dando ênfase ao número reduzido de alunos nas salas de aula para garantir o distanciamento social, medição de temperatura, uso de máscaras e higienização.
Priscila Santana, gerente de ensino da Escola Divino Mestre destacou a importância da ação para os gestores das escolas.
“As informações passadas nessa capacitação foram de suma relevância para a volta do ensino presencial. É necessário que todos que fazem parte da comunidade escolar se sintam seguros com o retorno das atividades”, afirmou.
A retomada das aulas presenciais foi comunicada às escolas porque os indicadores apontam tendência de melhora nos casos de Covid-19 para a educação no município do Jaboatão, conforme os monitoramentos semanais realizados pelas secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Institucional.
Segundo a gestão, apesar dessa flexibilização, o acompanhamento continua para avaliar a situação semanalmente. O município fiscalizará as escolas para que sejam cumpridas as normas sanitárias, para garantir a segurança dos estudantes, professores, profissionais e das famílias.
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.