Com atraso da importação de insumos, governadores orientam reserva da segunda dose da CoronaVac nos municípios

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 20/01/2021 às 11:42
X

Com o atraso da chegada de insumos da China para produção da CoronaVac no Instituto Butantan, os governadores passaram a orientar aos municípios a reserva da segunda dose da vacina.

Isso porque, com a incerteza da chegada de novos imunizantes nas próximas semanas, a estratégia recomendada é garantir as duas doses das primeiras pessoas vacinadas, de modo que a imunização seja em duas doses.

Em Pernambuco, por exemplo, chegaram 270 mil doses da CoronaVac, ou seja, serão destinadas para 135 mi pessoas, em duas doses.

A recomendação de reserva da segunda dose foi reforçada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do Fórum Nacional dos Governadores na temática de Vacina, em mensagem no grupo de WhatsApp dos 27 governadores.

Veja a íntegra da mensagem com a orientação:

"Recomendação I:

> Vendo aqui o esforço do Butantã para pedido de autorização da Anvisa para viabilizar liberação de mais doses. Importante aqui um posicionamento da Anvisa para saber cronograma lá. Não pode ser mais aquele dos 60 dias.

> MAS ACHO IMPORTANTE ORIENTAÇÃO PARA POSTOS DE VACINAÇÃO / SECRETÁRIOS(as) MUNICIPAIS DE SAÚDE E PREFEITOS(AS) PARA RESERVAR UMA VACINA PARA CADA VACINA APLICADA. Pois somente após a liberação de deste lote de vacina teremos segurança para mais pessoas a serem atendidas.

Estou cobrando o cronograma firme para novas entregas.

RECOMENDAÇÃO II

- Importante instalar o Observatório Pós Vacina para acompanhar efeitos colaterais, integrado com rede de Postos de Vacinação (referência para cada paciente vacinado) e, sendo possível, em Aplicativo para atendimento por telemedicina."

Tags

Autor