publicidade
17/01/21
Paulo Câmara com as seringas compradas pelo Estado
Paulo Câmara com as seringas compradas pelo Estado

Paulo Câmara esnoba convite de Pazuello e ficará no Recife, para cuidar da vacinação

17 / jan
Publicado por jamildo em Notícias às 20:25

O governador Paulo Câmara informou neste domingo que vai acompanhar do Recife a cerimônia de entrega das primeira doses da vacina contra a Covid-19, marcada para o início da manhã desta segunda-feira (18.01), em São Paulo. Neste domingo, o Estado atingiu a marca de 10 mil mortos pela doença.

Segundo o Estado, o Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus do Estado estará mobilizado a partir das 7h, no Palácio do Campo das Princesas, para coordenar o início da imunização em Pernambuco.

A expectativa é que, das 4,3 milhões de doses que serão compartilhadas entre os estados brasileiros, Pernambuco receba, nesse primeiro lote, cerca de 270 mil vacinas que garantirão as duas doses da imunização para 129 mil pessoas, entre profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos que vivem em asilos e indígenas aldeados.

Neste domingo, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia informado que iniciará a distribuição da vacina contra a Covid-19, junto com os governadores dos estados, nesta segunda-feira (18), às 7h. O governador Paulo Câmara não havia informado se iria ao evento em São Paulo, nesta segunda.

De acordo com o governo Federal, as doses serão distribuídas de forma proporcional e simultânea a todos os estados brasileiros.

O evento será realizado no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos, São Paulo.

 

O secretário estadual de Saúde, André Longo, comemorou, neste domingo (17/01), autorização, por unanimidade, do uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Em Pernambuco, desde o início da pandemia da Covid-19, sempre nos guiamos pela ciência e, hoje, estamos todos muito esperançosos, após a aprovação de uso emergencial das vacinas da Sinovac/Butantan e da Astrazeneca/Fiocruz. Os imunizantes cumpriram todas as etapas que asseguram a efetividade e segurança e foram avaliadas de forma estritamente técnica pela Anvisa”, disse.

O gestor destacou os preparativos do Governo do Estado para inicar a imunização.

“Pernambuco já está pronto para iniciar o processo de imunização. Na semana passada, todas as cidades pernambucanas já receberam as agulhas e seringas para as duas primeiras fases da Campanha. Agora, aguardamos a definição de cronograma e operacionalização de envio das doses para o Estado. Além disso, já nesta segunda-feira (18.01), iremos pactuar com os municípios pernambucanos os detalhes finais para o início da vacinação no Estado”.

Longo lembrou que, mesmo com a notícia deste domingo, os cuidados ainda precisam ser tomados.

“A vacina será o divisor de águas no enfrentamento da Covid-19, porque vai mudar o curso da doença, com impacto direto na redução das hospitalizações e, consequentemente, na redução da mortalidade. Por isso, não podemos colocar nada a perder neste momento. Assim, precisamos de um esforço a mais de cada um para que mais vidas não sejam sacrificadas. É hora de reforçar os cuidados com o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, ressaltou.


FECHAR