
Investigado, João Guilherme Ferraz é nomeado secretário-executivo de Geraldo Júlio no Governo do Estado
Entre as nomeações desta quinta-feira, a oposição no Estado ficou encrespada principalmente com uma delas. A nomeação do ex-secretário João Guilherme Ferraz como secretário-executivo de Geraldo Júlio no Governo do Estado.
O gestor é mais um secretário municipal que acompanha o ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB) no Governo do Estado.
No Diário Oficial desta quinta-feira, o governador Paulo Câmara (PSB) nomeou o ex-secretário para ser o secretário-executivo de Energia, Infraestrutura e Implantação de Projetos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Qual o porém?
João Guilherme é um dos investigados na Operação Apneia, da Polícia Federal, que apura gastos da Prefeitura do Recife, em 2020, no combate à covid-19. A oposição apostou firmemente em denúncias deste tipo para desacreditar a gestão e desgastar o candidato João Campos.
Trecho da decisão da Justiça Federal sobre a terceira fase da Operação Apneia dizia, em julho de 2020, que o então secretário de Governo e Participação Social da Prefeitura do Recife, João Guilherme de Godoy Ferraz, também estava no rol dos investigados pela compra dos 500 respiradores de uso veterinário e sem aval da Anvisa.
O MPF cita Ferraz no parecer da operação. “Há evidências de que este último participou ativamente com opiniões e auxílio em momentos cruciais envolvendo o contrato da Secretaria de Saúde com a BIOEX, tendo igualmente conhecimento das ilegalidades em torno desses pactos”.
Outros nomes na equipe
Além de João Guilherme, começaram a sair as nomeações de outros membros da equipe de Geraldo Júlio como secretário estadual.
A ex-secretária do Recife, Ana Paulo Vilaça, foi nomeada como secretária-executiva de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.